terça-feira, 21 de abril de 2020

Lojista passa mal após ser detido pela polícia ao descumprir decreto em Teresina; veja vídeo

Caso provocou revolta de populares, que chegaram a gritar com os policiais. A PM informou que as imagens do ocorrido foram encaminhadas para a Corregedoria, que irá analisá-las e adotará as providências legais que o caso requer.
00:00/03:16
Lojista passa mal após ser detido ao descumprir decreto em Teresina
No vídeo, os policiais entram na loja de roupas e solicitam que o proprietário feche o estabelecimento. O lojista começa a discutir com os PMs e se nega a assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para ser aplicada a multa, alegando que não tinha documentação.

Em seguida, os policiais informam que o lojista será encaminhado para a Central de Flagrantes. Do lado de fora, o homem resiste para não ser algemado pelos policiais, é imobilizado e no momento em que era levado até o carro ele passa mal.

Lojista passa mal após ser detido e algemado pela PM ao descumprir decreto em Teresina — Foto: Reprodução


Lojista passou mal após ser detido pelos policiais em Teresina — Foto: ReproduçãoLojista passou mal após ser detido pelos policiais em Teresina — Foto: Reprodução
Lojista passou mal após ser detido pelos policiais em Teresina — Foto: Reprodução
O lojista algemado cai no chão e continua passando mal. O caso revoltou populares, que gritaram para os policiais tirarem as algemas e chegam a supor que o homem estaria sofrendo uma crise epiléptica.

Em nota, a Polícia Militar do Piauí informou que foi feita a condução do lojista a Central de Flagrantes por desobediência e desacato. O Comando da PM acrescentou que as imagens do ocorrido foram encaminhadas para a Corregedoria da PMPI, que irá analisá-las e adotará as providências legais que o caso requer.


Lojista passa mal após ser detido e algemado pela PM ao descumprir decreto em Teresina — Foto: Reprodução


Lojista passa mal após ser detido e algemado pela PM ao descumprir decreto em Teresina — Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Segurança prometeu também que vai analisar as imagens da ocorrência e destacou que não comunga com nenhum tipo de arbitrariedade e muito menos com truculência contra cidadão.

Nota Polícia Militar
A Polícia Militar do Piauí informa que continua dando apoio ao cumprimento dos decretos governamentais que determinam o fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais visando o controle da Pandemia do Covid 19, e que hoje (20) pela manhã, na Zona Sul de Teresina, no Bairro Parque Piauí, o proprietário de um estabelecimento comercial negou-se a apresentar os documentos de identificação para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no local do fato, por descumprimento de medida sanitária, onde foi feita a condução do mesmo a Central de Flagrantes por desobediência e desacato.

Informa ainda, que as imagens do ocorrido no bairro Parque Piauí, Zona Sul de Teresina, foram encaminhadas para a corregedoria da PMPI, que irá analisa-las e adotará as providências legais que o caso requer.

Teresina, 20 de abril de 2020.

ELZA Rodrigues Ferreira Ten Cel PM - Diretora de Comunicação Social da PMPI


Nota Secretaria de Segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que não comunga com nenhum tipo de arbitrariedade e muito menos com truculência contra cidadão. Assim também, não compactua com o desrespeito dos cidadãos com as autoridades policiais. Diante dos fatos, a Secretaria de Segurança averiguará todos os vídeos sobre o caso ocorrido na manhã segunda-feira (20), no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina.

A orientação por parte da secretaria é que os policiais cumpram as leis, mas sempre com urbanidade, ainda mais nessa crise do coronavírus. Reforçamos que o nosso inimigo neste momento é o vírus e os que vivem na prática da ilegalidade, por isso, reiteramos que o nosso objetivo é garantir a proteção, segurança e a paz social.

Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário