segunda-feira, 30 de junho de 2025

Presidente da Fiepi, Zé Filho, participa do Encontro do Setor da Construção Civil em Parnaíba

Engenheiros, empresários, comerciantes e estudantes participaram na tarde desta sexta-feira (27), do Encontro do Setor da Construção Civil, evento que tratou, entre outros temas, sobre a Reforma Tributária, Minha Casa, Minha Vida e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

A reunião aconteceu no auditório do Senai Parnaíba, onde se fizeram presentes o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Zé Filho, que esteve acompanhado da esposa, Marianne Martins, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Piauí, José Wellington de Andrade, o empresário da indústria Telhas Mafrense e vice-presidente da Fiepi, Jorge Lopes, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Piauí, Francisco Elizomar, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Teresina, Guilherme Fortes, o diretor-regional do Senai Piauí, Roger Jacob, a diretora do Senai Parnaíba, Juliana Falcão, representando o prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, o secretário municipal de Governo, Edrivandro Barros, o procurador-geral do Município, Eliaquim Nunes, o secretário municipal da Fazenda, Oscar Filho e o secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Regularização Fundiária, Iranildo Camapum, entre outras personalidades.

Zé Filho pontuou que a cadeia da construção civil é a maior indústria produtiva do Piauí, com o maior percentual de empregabilidade.

"A construção civil é a indústria que mais emprega no Piauí e a Caixa Econômica é um dos órgãos que mais fomenta a construção civil aqui no nosso Estado. Então, este encontro trouxe informações atuais para os profissionais, como a Reforma Tributária, as novidades da etapa 2025 do programa Minha Casa, Minha Vida e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo", disse Zé Filho.
"Trouxemos ao nosso público as últimas atualizações para os profissionais da área e um dos principais deles foi sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, que teve alterações significativas. O tempo de financiamento foi estendido e os juros diminuíram, ao passo que o crédito para quem adquire o imóvel também aumentou. Tudo isso foi minuciosamente explicado", disse José Wellington de Andrade. 
O representante da Caixa Econômica, Francisco Elizomar, salientou que o encontro deve levar a implantação de novos empreendimentos no município praiano e, consequentemente, gerando mais renda e empregos.

"Todos só têm a ganhar. Aqui tinha um mix de empreendimentos, indo desde construtoras e imobiliárias até logistas de material de construção, representantes do setor público. Então, a reunião atendeu o seu propósito e estamos voltando para Teresina muito satisfeitos", finalizou.


Piauí lança primeiro serviço do Brasil para registrar BO via WhatsApp

Além de registrar boletins de ocorrência, o cidadão piauiense poderá realizar denúncias anônimas e acionar o 190 por meio do BO Fácil.

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira (30), o BO Fácil, uma plataforma pioneira no Brasil que permite ao cidadão registrar boletins de ocorrência (BO), realizar denúncias anônimas e até acionar o número 190, tudo de forma rápida e prática, por meio do WhatsApp.

A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o número oficial 0800 086 0190, o serviço utiliza inteligência artificial (IA) para coletar as informações essenciais da ocorrência, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados. Em seguida, o próprio sistema gera um protocolo em PDF, que é enviado automaticamente ao cidadão, garantindo agilidade e segurança no registro.

Além da função de boletim de ocorrência, o BO Fácil também oferece duas outras modalidades de atendimento: atendimento 190, canal direto com o Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), com possibilidade de envio de localização pelo WhatsApp para agilizar o socorro; e denúncia anônima, por onde o cidadão pode repassar informações de forma sigilosa, sem necessidade de identificação.

De acordo com o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP, o uso da IA permite identificar o tipo de ocorrência e avaliar o grau de urgência do atendimento. “A gente investiu em pesquisa de inteligência artificial para poder entender, compreender o relato que o cidadão venha a mandar pelo WhatsApp, compreender se há uma necessidade de urgência ou não naquele relato”, comentou Nery.

Ainda segundo Nery, cerca de 40% dos boletins de ocorrência registrados no estado são de natureza não criminal, como perda de documentos ou registros administrativos. Nesses casos, a nova ferramenta deve facilitar o processo para o cidadão, eliminando a necessidade de deslocamento a uma unidade policial. “40% dos boletins são situações não criminais, como perda de documento ou algum exercício de direito que você quer registrar. E com o BO Fácil, a pessoa vai poder registrar a ocorrência sem se deslocar até a delegacia”, explicou o delegado.

A polícia alerta, no entanto, que o uso indevido do serviço pode gerar responsabilização. Denúncias falsas, mesmo feitas online, podem resultar em sanções criminais. Todas as informações recebidas são analisadas por equipes de segurança para validar os registros.

Fonte: SECOM/PI

 

O Aniversário Paraíba já começou com oferta pra todos os lados; venha aproveitar







quinta-feira, 26 de junho de 2025

HEDA realiza cirurgia de tireoidectomia e amplia assistência cirúrgica na Planície Litorânea


Procedimento de tireoidectomia no HEDA marca avanço na cirurgia eletiva no litoral piauiense e reduz necessidade de deslocamentos para Teresina

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, realizou com sucesso uma cirurgia de tireoidectomia parcial, marcando um avanço significativo na oferta de procedimentos cirúrgicos especializados no litoral piauiense. A unidade é gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

Classificada como de complexidade moderada, a tireoidectomia é um tipo de cirurgia que, até então, era realizada apenas em centros de referência da capital, o que exigia que os pacientes da região se deslocassem até Teresina para ter acesso ao tratamento adequado.

“A realização desse procedimento representa uma conquista histórica para o hospital e é um marco na assistência à saúde da Planície Litorânea”, avalia o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA. “A tireoidectomia faz parte de uma subespecialidade da cirurgia geral, que é a cirurgia de cabeça e pescoço, e, ao trazermos essa oferta para o HEDA, ampliamos o acesso da população a cuidados mais complexos, sem a necessidade de deslocamento”, acrescenta.

A cirurgia que durou cerca de duas horas, foi realizada em uma paciente diagnosticada com bócio tireoidiano volumoso, condição que exigia a remoção parcial da glândula tireoide. E o procedimento, realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médico-cirurgião, enfermeiros, anestesista, instrumentador cirúrgico e médicos residentes.

Segundo o médico responsável, Dr. Madson Filho, a cirurgia reforça a relevância do HEDA, com sua qualidade em estrutura hospitalar e integração com a Residência Médica. “A realização desse procedimento tanto representa um marco para a região quanto fortalece a integração com a Residência Médica do hospital, promovendo um aprendizado prático e qualificado aos futuros profissionais”, complementa.

A ampliação do escopo cirúrgico no HEDA reafirma o compromisso da unidade em fortalecer a rede pública de saúde no interior do estado, oferecendo tratamentos de qualidade cada vez mais próximos da população. O apoio contínuo da SESAPI e a redução da necessidade de deslocamentos até a capital são partes essenciais dessa estratégia.

SENAI Parnaíba abre inscrições para cursos gratuitos; Técnicos - Nível Médio


 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Parnaíba), está com inscrições abertas  para o Processo Seletivo de Cursos Técnicos - Nível Médio, de forma inteiramente gratuita. As aulas são presenciais, com oportunidades para os cursos Técnico de Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas) e Técnico em Edificações (60 vagas).

Inscrições serão realizadas de 24/06/2025 a 25/07/205, no endereço eletrônico: https://fiepi.com.br/servicos/cursos-nivel-medio-senai-gratuidade/ ou presencialmente na Unidade do SENAI Parnaíba, situado na Avenida Capitão Claro, 199, no Centro. 

No ato da inscrição deverão ser anexadas/apresentadas cópias dos seguintes documentos:

a) Documento de identificação (RG);

b) Cadastro de Pessoa Física - CPF, caso a numeração não conste no RG;

c) Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (autenticados pelo órgão competente);

d) Certidão de Nascimento ou Casamento;

e) Comprovante de residência com CEP (atualizado);

f) Autodeclaração da condição de baixa renda, conforme Anexo III;

g) Termo de Consentimento de Coleta, Tratamento e Eliminação de Dados Pessoais, conforme Anexo IV.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Começou o Aniversário Paraíba com descontos em todos os setores


Já começou o tão esperado Aniversário do Armazém Paraíba com descontos em todos os setores. São confecções, calçados, bolsas, acessórios, casa, mesa e banho, eletrodomésticos, eletroportáteis bicicletas, celulares e muito mais com descontos incríveis.
Venha aproveitar e economizar muitooooo!










terça-feira, 24 de junho de 2025

Encontro da Construção Civil acontece nesta sexta (27), com novidades para o setor

Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Piauí, José Wellington de Andrade e empresário da Telhas Mafrense, Jorge Lopes (de óculos)

Na próxima sexta-feira (27), às 14:30, acontece em Parnaíba o Encontro do Setor da Construção Civil. O evento será realizado no SENAI - CFP José de Moraes Correia, na Avenida Capitão Claro, 190, no Centro e promete trazer grandes novidades. 

Conforme frisado pelo presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Piauí, José Wellington de Andrade, em conjunto com o empresário da indústria Telhas Mafrense, Jorge Lopes, o Encontro conta com total apoio do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Zé Filho, visando valorizar, priorizar e fomentar o mercado da construção civil na região.

“Convidamos ainda os superintendentes da Caixa Econômica, além do prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel e prefeitos de municípios vizinhos, que se farão presentes neste grande momento que unirá toda a cadeia da construção civil na nossa cidade e região. Nosso objetivo é agregar serviços e valores e, principalmente, mão de obra qualificada, bem como apresentar a nova fase do programa Minha Casa, Minha Vida”, adiantou José Wellington.

José Wellington de Andrade

“Parnaíba tem se tornado um terreno fértil para a construção civil e, consequentemente, para a economia. Temos observado inúmeras obras em andamento. O mercado atacadista igualmente encontra-se muito aquecido, com as empresas locais vendendo para os Estados vizinhos do Ceará, Maranhão e expandindo para o interior, chegando até Luzilândia. Então, no Encontro do Setor da Construção Civil, esses diversos temas serão abordados, quando iremos trazer inúmeras novidades para todos os atores da área”, disse Jorge Lopes. “Convidamos todos a se fazerem presentes, pois teremos ainda a inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Por tanto, a presença não somente das construtoras, mas igualmente dos engenheiros, dos donos dos cartórios e equipes da Equatorial Piauí é extremamente importante, pois o processo passa por esses profissionais”, completou.  

Jorge Lopes 

Minha Casa, Minha Vida

No evento será feito o anúncio oficial do programa Minha Casa, Minha Vida – Etapa 2025. Uma novidade em tanto para inúmeros parnaibanos que sonham em ser contemplados com a casa própria. Lopes pontuou que os interessados estão convidados a fim de receberem as primeiras orientações sobre a nova fase do planejamento habitacional. Em contrapartida, o setor da construção civil local ficará ainda mais aquecido. 

A Prefeitura de Parnaíba também desempenhará importante papel na implantação do programa Minha Casa, Minha Vida, sendo que o prefeito Francisco Emanuel já confirmou presença no evento, além de superintendentes da Caixa Econômica Federal, entidade bancária responsável pelo financiamento. Os interessados devem atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico), nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc). 

O Minha Casa, Minha Vida oportuniza o acesso à moradia de famílias com renda mensal bruta de até de R$ 8.600,00, por meio de aportes públicos (Estados, Municípios e União).

Em breve Parnaíba terá nova fase do programa Minha Casa Minha Vida

Quem está ansioso para realizar o sonho da casa própria por meio do programa Minha Casa Minha Vida, está próximo de concretizá-lo. Em breve serão abertas as inscrições para Parnaíba, PI. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (24), pelo presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Piauí, José Wellington de Andrade, juntamente com o empresário da indústria Telhas Mafrense, Jorge Lopes.

O anúncio oficial com todos os detalhes, será dado na próxima sexta-feira (27), às 14:30, durante o Encontro do Setor da Construção Civil, que acontecerá no Senai Parnaíba - CFP José de Moraes Correia, na Avenida Capitão Claro, 190, no Centro da cidade litorânea.

O evento é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Estado do Piauí (Senai-/PI), que tem como presidente, Zé Filho, que é um dos grandes entusiastas do fomento à economia através da construção civil.

A Prefeitura de Parnaíba também desempenhará importante papel na implantação do programa Minha Casa Minha Vida, sendo que o prefeito Francisco Emanuel já confirmou presença no evento, além de superintendentes da Caixa Econômica Federal, entidade bancária responsável pelo financiamento.

Os interessados devem atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico), nos Cras ou na Sedesc.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Prefeitura lança Guia Junino do São João da Parnaíba 2025

Para orientar e esclarecer dúvidas da população e turistas, a Prefeitura de Parnaíba e a Superintendência de Cultura, lançaram o "Guia Junino", com as principais informações sobre o São João da Parnaíba 2025.

O evento que começou na noite de ontem (22) e segue até o próximo domingo (29), na Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo), conta com segurança em todos os espaços, além de uma ampla praça de alimentação e lazer. O Guia traz orientações sobre objetos que PODEM e NÃO PODEM ser levados e as ruas que estão interditadas, além de um mapa completo do evento, contendo ainda os serviços disponíveis. 





Com vice fora do jogo, MDB articula Themístocles como suplente de Marcelo Castro para manter espaço

Com o PT garantindo a indicação do próximo vice na chapa de Rafael Fonteles em 2026, o MDB está sem espaço na cabeça de chapa e tenta salvar o que pode. A solução encontrada foi oferecer ao vice-governador Themístocles Filho a primeira suplência do senador Marcelo Castro, que vai disputar a reeleição.


Sem chance de disputar outro cargo — já que os filhos estão lançados à reeleição e a esposa segue prefeita de Esperantina — Themístocles fica com poucas opções. A suplência seria uma forma discreta, mas estratégica, de mantê-lo no jogo. O MDB aposta que Marcelo possa abrir espaço no Senado, nem que seja temporariamente.

A articulação é, na prática, um prêmio de consolação. O MDB tenta não sair esvaziado da majoritária e manter um nome tradicional com presença nacional — mesmo que seja por tabela.

sábado, 21 de junho de 2025

Justiça determina o bloqueio de mais de R$1,5 milhão da prefeitura de Parnaíba devido dívidas da gestão do ex-prefeito Mão

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Parnaíba recebeu cerca de R$ 3 milhões referentes ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais fontes de receita das prefeituras brasileiras.

No entanto, para surpresa da atual gestão, grande parte desse recurso — algo em torno de mais de R$ 1,5 milhão — foi imediatamente bloqueado por determinação judicial. O motivo: pagamento de precatórios herdados da gestão anterior, do ex-prefeito Mão Santa.

O bloqueio representa um duro golpe nas finanças do município justamente no mês de junho, período em que Parnaíba mais precisa de recursos para investir em setores estratégicos como o turismo, a geração de emprego e o fomento à economia local, especialmente por conta dos festejos juninos e da proximidade das férias escolares, quando a cidade costuma receber um maior fluxo de visitantes.