segunda-feira, 30 de junho de 2025

Piauí lança primeiro serviço do Brasil para registrar BO via WhatsApp

Além de registrar boletins de ocorrência, o cidadão piauiense poderá realizar denúncias anônimas e acionar o 190 por meio do BO Fácil.

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira (30), o BO Fácil, uma plataforma pioneira no Brasil que permite ao cidadão registrar boletins de ocorrência (BO), realizar denúncias anônimas e até acionar o número 190, tudo de forma rápida e prática, por meio do WhatsApp.

A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o número oficial 0800 086 0190, o serviço utiliza inteligência artificial (IA) para coletar as informações essenciais da ocorrência, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados. Em seguida, o próprio sistema gera um protocolo em PDF, que é enviado automaticamente ao cidadão, garantindo agilidade e segurança no registro.

Além da função de boletim de ocorrência, o BO Fácil também oferece duas outras modalidades de atendimento: atendimento 190, canal direto com o Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), com possibilidade de envio de localização pelo WhatsApp para agilizar o socorro; e denúncia anônima, por onde o cidadão pode repassar informações de forma sigilosa, sem necessidade de identificação.

De acordo com o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP, o uso da IA permite identificar o tipo de ocorrência e avaliar o grau de urgência do atendimento. “A gente investiu em pesquisa de inteligência artificial para poder entender, compreender o relato que o cidadão venha a mandar pelo WhatsApp, compreender se há uma necessidade de urgência ou não naquele relato”, comentou Nery.

Ainda segundo Nery, cerca de 40% dos boletins de ocorrência registrados no estado são de natureza não criminal, como perda de documentos ou registros administrativos. Nesses casos, a nova ferramenta deve facilitar o processo para o cidadão, eliminando a necessidade de deslocamento a uma unidade policial. “40% dos boletins são situações não criminais, como perda de documento ou algum exercício de direito que você quer registrar. E com o BO Fácil, a pessoa vai poder registrar a ocorrência sem se deslocar até a delegacia”, explicou o delegado.

A polícia alerta, no entanto, que o uso indevido do serviço pode gerar responsabilização. Denúncias falsas, mesmo feitas online, podem resultar em sanções criminais. Todas as informações recebidas são analisadas por equipes de segurança para validar os registros.

Fonte: SECOM/PI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário