segunda-feira, 15 de junho de 2020

Governo do Piauí suspende flexibilização de novas atividades econômicas

Apenas atividades liberadas na semana passada (construção civil, serviços médicos e setor automobilístico) continuam aptas ao processo de retomada. Nesta segunda (15), era previsto novos setores liberados. Nova reunião é marcada para o dia 22 de junho.

Governador Wellington Dias apresentou nova pesquisa sobre Covid-19 no Piauí — Foto: Reprodução

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta segunda-feira (15) que “não vai dar passos para frente” no processo de flexibilização das atividades econômicas do estado. Com a decisão, está suspensa a autorização de novos setores da economia no processo de retomada. Na próxima semana, uma nova reunião vai avaliar o cenário.

A decisão de não seguir o planejamento de retomada foi anunciada depois do aumento de número de casos de coronavírus no estado. No fim de semana, houve recorde no número de mortos. No sábado, 25 piauienses morreram vítima da Covid-19, o maior número em 24h.

Apenas as atividades liberadas na semana passada (construção civil, serviços médicos e setor automobilístico) estão autorizadas para a retomada, caso as empresas tenham apresentado protocolos de saúde, em obediência ao programa unificado do governo do estado. Nesta segunda-feira (15), era projetado novos setores liberados. Contudo, houve um recuo.

Segundo Wellington Dias, a definição de interromper a liberação de novos setores econômicos ocorreu devido aos seguintes critérios:

Meta de novos leitos de UTI, principalmente em Teresina, não atingido. “Não foi possível por razão de ordem técnica, de novos profissionais. Situação que estamos nos aproximando do esgotamento da capacidade profissional”, explicou Wellington. 60 novos leitos vão ser instalados nesta semana.
Nível baixo de insumos como medicamentos.


Crescimento da transmissibilidade do coronavírus saiu de 0.9 para 1.3. Nova pesquisa apresentou um aumento de 53% no número de casos, com 134 mil infectados no estado.

Número de mortos. A previsão era de chegar no dia 15 de junho com 350, chegamos a 374.


Leito de internação em UTI no Piauí — Foto: CCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário