domingo, 14 de março de 2021

Governador W. Dias vai decretar lockdown de quinta a domingo


Após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais Ampliado (COE) neste sábado (13), o governador Wellington Dias (PT), juntamente com algumas autoridades do Estado, decidiu que vai ampliar o lockdown que hoje está sendo adotado apenas aos sábados e domingos. Com isso, a medida inicia na quinta-feira, 18 de março e vai até o domingo, 21. A nova determinação valerá por uma semana e o decreto com as novas ações será publicado na tarde deste domingo (14).

Durante os quatro dias de lockdown, só funcionarão os serviços essenciais imprescindíveis. Neste período ficarão suspensas as atividades presenciais em escolas, igrejas e academias de musculação.

De segunda-feira até quarta-feira, as diversas atividades econômicas como comércio, bares e restaurantes, terão redução de uma hora no funcionamento.

Toque de recolher

Neste período, a restrição à circulação de pessoas nas ruas (toque de recolher) será antecipada, iniciando às 21 horas e encerrando às 5h do outro dia.

Feriado antecipado
O governador também quer antecipar para a próxima sexta-feira (19) o feriado do Dia do Piauí, comemorado em 19 de outubro. Na segunda-feira (15), Wellington Dias vai enviar a proposta para Assembleia Legislativa, já que é necessária a aprovação da Casa.

Em um vídeo divulgado há pouco pelo governador, ele reafirmou a necessidade de se intensificar as medidas restritivas devido ao avanço da covid-19. "Estou editando agora um decreto em que nesses próximos sete dias, de segunda-feira até domingo, nós teremos medidas mais duras. De segunda a quarta-feira, aquele horário de restrição de 22h agora será a partir das 21h. E os outros serviços que tinham horários anteriores encurtarão em uma hora. A partir de 21h da quarta-feira a segunda-feira, às 5h, portanto, quinta, sexta, sábado e domingo, nós teremos restrições funcionando apenas atividades que foram classificadas como essenciais", destacou o governador.

Rede de saúde
Na reunião do COE Ampliado, foram apresentados dados que caracterizam colapso na rede de saúde. Mais de 90% dos leitos de UTI disponíveis no Piauí estão ocupados. De acordo com o superintendente de gestão de média e alta complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, há 50 pacientes em fila de espera aguardando leito de estabilização ou UTI, e 30 pacientes aguardando leito clínico. Na rede privada, segundo Tavares, também há uma fila de espera com 30 pacientes covid.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), o número de leitos Covid-19 já é maior que o atingido em 2020 e segue mobilizada em abrir novas vagas. Na próxima semana serão criados 50 leitos clínicos e 10 leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar (HPM). O Hospital Getúlio Vargas (HGV) deve ganhar mais 10 leitos de UTI. No Hospital Natan Portela, o plano é criar 14 vagas de enfermaria semi crítica.

"A determinação do governador é sempre ampliar, mas nós estamos no limite. O coronavírus não obedece limites. Precisamos da compreensão e colaboração da população" declarou o secretário de saúde, Florentino Neto.

A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, também participou da reunião e ressaltou a importância das medidas anunciadas. "A proposta é razoável dentro do quadro que enfrentamos e precisamos fiscalizar o cumprimento das medidas" frisou.

Transmissão do vírus
A capacidade de transmissão do vírus preocupa as autoridades. Segundo a Sesapi, o índice de pacientes positivados para Covid-19, a partir de exames complementares de diagnóstico (PT-PCR), subiu para 36%. Na semana passada, a taxa era 22 infectados a cada 100 testados.

Nos outros estados
De acordo com o Governo do Estado do Piauí, as medidas anunciadas por Wellington Dias estão alinhadas com outros estados brasileiros. Dados compartilhados na reunião de governadores, realizada também neste sábado (13), indicam que os decretos restritivos em vigor nas últimas semanas reduziram a movimentação de pessoas no Brasil, na ordem de 32% durante os dias úteis e 50% no final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário