terça-feira, 16 de março de 2021

Professor de Parnaíba tenta defender direção da Uespi diante  da denúncia de pais, alunos e da imprensa local

 Em resposta a matéria “Descaso com a educação pública em Parnaíba; Uespi deixa população sem cursos importantes para a cidade”, o professor Rodrigo Baluz tenta desacreditar a reportagem com postagem nas redes sociais relatando que a universidade tem duas entradas pelo Sisu: “o curso que não foi ofertado no primeiro semestre não significa que não terá no segundo”, sustenta a postagem de Baluz.


Que assim seja, já que a intenção na matéria é mostrar o risco que sofre o campus da Uespi de Parnaíba de perder importantes cursos, pois esta tentativa já foi desenhada em 2019. Parnaíba não pode perder os cursos citados na matéria, assim como ocorreu com a Academia de Polícia.
Campus da Uespi em Parnaíba
Foi informado na reportagem que os alunos foram pegos de surpresa ao perceberem que a Uespi local não disponibilizou para o Sisu o Termo de Adesão constando os cursos de Direito, História e Ciência da Computação. Lembrando que o Termo de Adesão tem que especificar o quantitativo de vagas ofertados em cada curso via Ampla Concorrência e as oito modalidades de Cota para a Chamada Regular do SiSU.

Por incrível que pareça, a Uespi retirou do site do Sisu o Termo de Adesão e os alunos não têm mais acesso as informações para nenhum curso. Fica o questionamento: Por que será que o Termo de Adesão foi retirado do ar, já que em outras universidades o documento está no site do Sisu especificando toda a programação dos cursos e vagas tanto para o 1°, quanto para o 2° semestre? E mais: em 10 dias sairá o resultado do Enem e os alunos ainda não têm conhecimento de quais os cursos, nem a quantidade de vagas que a Uespi irá ofertar. Lembrando que era de praxe a Uespi colocar os cursos e vagas que seriam ofertadas nos dois semestres.

No vídeo abaixo dá pra perceber que no momento em que o aluno tenta baixar o Termo de Adesão, dá erro já. A mesma busca em outras universidades ocorre normalmente.

Segundo o reitor da Uespi de Parnaíba, Eyder Franco Sousa Rios, a instituição irá ofertar no primeiro semestre 2021.1 os seguintes cursos: enfermagem, agronomia, odontologia, ciências biológicas, filosofia, letras/português e pedagogia. Ele disse também que o calendário 2020.1 terá início no mês de abril e provavelmente o período 2021.1 somente no ano que vem.

“Mas tudo vai depender do que vai se desenrolar durante os dois períodos que ainda não iniciaram”, frisou. Eyder ressaltou ainda que o curso está com desfalque no quadro de professores. "Três professores se aposentaram efetivos no final do ano. Iremos realizar processo de seleção para contratação de professor do Quadro Provisório no mês de abril/maio. As vagas já foram autorizadas pelo governador para suprir a falta de docente”, informou o diretor.

Com relação ao curso de Direito, o diretor tem conhecimento que é uma das opções mais procuradas dentro da instituição por ser bem avaliado, inclusive com selo da OAB, além do excelente desempenho que os bacharéis em Direito têm obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário