quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Atendimento gratuito em Parnaíba garante retirada segura de sinais e análise para prevenção de câncer de pele

A população de Parnaíba tem acesso gratuito a cirurgias ambulatoriais para retirada de sinais (nevos) e outras lesões cutâneas por meio da Clínica Acadêmica da Afya Parnaíba. O serviço é realizado em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e busca atender demandas da comunidade, reduzir filas de espera e contribuir para diagnósticos precoces.

O fluxo é simples: os interessados podem agendar atendimento diretamente na clínica, situada na antiga IESVAP, na BR 343, próximo ao Assaí Atacadista, de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, por telefone (3323-3309) ou receber encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na primeira consulta é feita uma avaliação detalhada da lesão. Se houver indicação, a cirurgia é agendada e realizada em sala equipada, com anestesia local e supervisão de professores, sempre com a participação dos estudantes de Medicina.

“Todo o processo é ofertado gratuitamente pelo SUS, sem nenhum tipo de cobrança. O serviço está disponível para pessoas a partir de 18 anos e atende, prioritariamente, casos em que os sinais causam dor, sangramento, desconforto estético ou alterações suspeitas”, explica o professor Charllisson Silveira, responsável pela Clínica Acadêmica. Ele destaca ainda que, quando há indícios de malignidade, o paciente é encaminhado para acompanhamento com dermatologista e triagem oncológica, garantindo continuidade do cuidado em rede.

A professora e médica cirurgiã Ana Letícia reforça que o procedimento é indicado tanto para sinais que causam incômodo quanto para aqueles que levantam suspeita clínica. “Costumamos retirar nevos, popularmente conhecidos como pintas, e outras lesões pigmentares. Em todos os casos, o material removido é encaminhado para análise anatomopatológica, o que nos permite confirmar o diagnóstico. Esse cuidado é essencial para diferenciar sinais benignos daqueles com potencial de malignidade”, explica.


Ainda de acordo com a especialista, após a cirurgia, os pacientes recebem orientações pós-operatórias, como higienização da área operada, uso de curativo nos primeiros dias, evitar exposição solar direta e atividades físicas intensas. “O retorno médico é fundamental para acompanhar a cicatrização e avaliar o resultado do exame histopatológico”, acrescenta.

Além do benefício direto para a comunidade, a oferta do procedimento fortalece a formação prática dos estudantes de medicina. “Essa experiência promove habilidades técnicas, raciocínio clínico e postura ética, além de integrar o aprendizado com a vivência social, o que é essencial para preparar profissionais mais humanos e completos”, completa o professor Charllisson Silveira.

Com essa iniciativa, a Afya Parnaíba reafirma seu compromisso em oferecer serviços de saúde de qualidade, acessíveis e socialmente relevantes, aproximando ensino, pesquisa e cuidado da população.

Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina, e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa "Liderança com ImPacto", do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário