quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Check-up cardiológico antes de iniciar atividades físicas pode salvar vidas, alerta especialista

A prática regular de atividade física é uma das principais recomendações para manter a saúde em dia. No entanto, antes de começar a treinar, é fundamental garantir que o coração esteja preparado para esse esforço. O alerta é da médica cardiologista Bethania Holanda, que destaca a importância do check-up cardiológico mesmo em pessoas aparentemente saudáveis.

“Muitas doenças cardíacas são silenciosas e podem ser identificadas precocemente durante a avaliação. No check-up conseguimos orientar o paciente sobre a prática mais adequada de acordo com seus limites de frequência cardíaca e condicionamento físico, garantindo segurança nos treinos”, explica a especialista que é professora da Afya Parnaíba.

Entre os exames recomendados, estão os laboratoriais – como colesterol, glicemia em jejum, hemoglobina glicada e hormônios da tireoide – que ajudam a detectar comorbidades como diabetes, dislipidemia e distúrbios hormonais. Já os exames cardiológicos, como eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma, avaliam batimentos cardíacos em repouso e esforço, podendo identificar arritmias, insuficiência cardíaca e alterações nas válvulas do coração.

De acordo com a cardiologista, alguns perfis devem ter atenção redobrada antes de iniciar qualquer atividade física. Jovens com histórico familiar de morte súbita ou infarto em parentes de primeiro grau, pessoas acima dos 35 anos com fatores de risco (hipertensão, diabetes, colesterol alto) e idosos – mesmo sem comorbidades – precisam realizar avaliação cardiológica para reduzir riscos de arritmia ou infarto durante os treinos.

Após a liberação médica, a especialista reforça que manter hábitos saudáveis é essencial para preservar o coração: alimentação equilibrada, hidratação adequada, respeito aos limites do corpo e acompanhamento anual com o cardiologista.

“Cuidar do coração antes de iniciar as atividades físicas não é apenas uma recomendação médica, é uma forma de prevenção que pode salvar vidas”, ressalta Bethania Holanda.

Serviço – Dia Mundial do Coração
Nesta sexta-feira (26), o ambulatório da Afya Parnaíba será palco de uma ação especial em alusão ao Dia Mundial do Coração. A programação contará com:

- Rastreamento de hipertensão e diabetes
- Aferição de pressão arterial
- Teste de glicemia capilar
- Roda de conversa sobre prevenção e conscientização das doenças cardiovasculares

A iniciativa é promovida pela Liga Acadêmica de Cardiologia e Endocrinometabologia, com a participação da cardiologista Dra. Bethânia Holanda.

Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina, e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa "Liderança com ImPacto", do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br

Por que escolher a Afya? Porque temos o propósito de transformar a saúde em conjunto com quem tem a Medicina como vocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário