segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Marciano Gualberto é o representante parnaibano na 5° Conferência Nacional da Igualdade Racial em Brasília

A cidade de Parnaíba, situada no litoral piauiense, terá como único representante o historiador, professor, instrutor autista de jiu-jitsu para autistas e PCD’s, Marciano Gualberto A.N Junior. O Educador de 30 anos tem seu livro solo “Nguzu que rompe grilhões” publicado em toda a Europa e todos os países do continente africano.Seu trabalho de base filosófica afrobrasileira, versa sobre a poesia como forma de emancipar o ser humano das situações coloniais da sua vida, escrita que não se atém somente as prisões no enredo da diáspora africana, mas qualquer forma de prisão mental e espiritual.

Esse ano o escritor também foi selecionado para relançar seu livro no maior evento de autistas e PCD’S do Mundo “EXPOTEA 2025”, já que a obra também dialoga sobre saúde mental e inclusão, no qual ocorrerá em São Paulo em novembro e ele segue com sua esposa, rede de apoio e defensora doas animais Janaína Moura.


A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial , Conapir, acontecerá entre os dias 15 e 19 Setembro de 2025, em Brasília. A informação foi divulgada) no Diário Oficial da União (DOU). O evento ocorrerá na capital federal após a realização de etapas municipais, estaduais, distrital e das temáticas, livres e digitais.

A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial tem como objetivo propor alternativas para a superação das desigualdades étnico-raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social e político.

Conforme informações do Ministério da Igualdade Racial, a conferência terá o papel de estabelecer um “espaço democrático para participação social, com objetivo de discutir e deliberar sobre políticas públicas para a redução das desigualdades raciais, enfrentamento ao racismo e à violência racial e à promoção de uma sociedade mais inclusiva para a população negra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário