quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Profissionais da imprensa parnaibana são agraciados com a Medalha e Diploma do Mérito Municipal

Em uma grande cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (20), no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), o prefeito Mão Santa, por meio da Superintendência de Comunicação, homenageou com a Medalha e Diploma do Mérito Municipal 13 profissionais da imprensa local, pelos seus relevantes serviços prestados à população de Parnaíba, através do trabalho que realizam em seus meios de comunicação. O evento teve início com o lançamento da Campanha Publicitária do Réveillon 2017 de Parnaíba, com a exibição de um vídeo promocional da virada do ano no litoral, que este acontecerá em dois dias (31 e 01). Logo em seguida, também foi apresentado ao público o vídeo “Maravilhas de Parnaíba”, estrelado pelo ator global Marcos Frota, que faz uma passagem pela cidade com seu circo.


Um dos principais pioneiros da comunicação no litoral, o jornalista e advogado Renato Bacellar, proferiu uma palestra sobre a história da imprensa parnaibana, desde os primórdios de sua árdua atuação na cidade, até os dias atuais. Citou os pioneiros da comunicação no litoral e no Estado, que enfrentaram grandes dificuldades, chegando a ser perseguidos por “maiorais” do município que, descontentes com determinados fatos relatados nos periódicos da época, os procuravam ameaçando fazê-los “engolir o jornal”. O superintendente de Comunicação da Prefeitura de Parnaíba, por exemplo, Bernardo Silva, foi um desses profissionais perseguidos e ameaçados de mordaça.

Bacellar continuou traçando a luta dos jornalistas veteranos pela solidificação e qualificação dos profissionais, com a realização de Congressos e Semanas da Imprensa, por meio da Associação dos Comunicadores Sociais de Parnaíba (Ascompar). Ele falou ainda da necessidade de se criar uma faculdade de Comunicação Social em Parnaíba, sugerindo tal feito ao prefeito Mão Santa. Sugestão que foi longamente aplaudida por todos. O palestrante fez também um breve histórico dos principais jornais impressos que Parnaíba já teve, como “O Eco da Parnaíba”, o primeiro periódico da cidade, editado semanalmente trazendo as notícias da “Província”. Depois veio “Liga e Progresso”, o segundo jornal, semanário de política liberal, seguido por “A Violeta”, de leituras femininas.

“Nossa cidade já teve grandes jornais circulando entre nós. Depois veio ‘O Comércio de Parnaíba’, ‘O Parnaibano’, ‘O Comercial’, ‘O Sino’, ‘Inovação’, ‘A Cruz’, ‘O Imparcial’, ‘Tribuna’, ‘A Notícia’, ‘Folha do Litoral’, ‘O Paladino’, ‘A Libertação’, ‘Litoral News’, ‘Norte do Piauí’, ‘O Bembém’, ‘O Piaguí’, ‘Correio do Norte’, ‘Tribuna do Litoral’ e ‘Jornal das Cidades’, entre outros”, citou Bacellar.

Logo depois, de forma espontânea e sem ler biografias prontas, Bernardo Silva falou das peculiaridades e talentos de cada um dos homenageados, que receberam a comenda das mãos do prefeito. Foram homenageados os comunicadores: Régis Rocha, Kairo Amaral, Ozeas Castelo Branco, Carneiro Júnior, Walter Lessa, Hilder Monção, José Luiz de Carvalho, Francisco de Assis de Moraes Souza Neto, José Wilson Albuquerque, Luzia Paula, Yuri Gomes, Erismar Calixto e Raimundo Neto.





No final, comunicadores, familiares e amigos participaram de uma amistosa confraternização no gabinete do prefeito.







Nenhum comentário:

Postar um comentário