terça-feira, 2 de abril de 2019

Prefeituras continuam em alerta com intensas chuvas ao Norte do Piauí

As fortes chuvas ainda vêm causando transtornos no Piauí, principalmente, na região Norte do estado. O município de Ilha Grande, por exemplo, continua em alerta depois das chuvas dessa madrugada que acumularam 162 milímetros.
Parnaíba também registrou grande acumulo de chuvas. Em menos de 12 horas foram 124 milímetros. O volume expressivo confirma a situação de alerta meteorológico divulgado pelo INMET e INPE-CPTEC.

Ilha Grande choveu 162 mm nesta madrugada (Foto: Decom)

A Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Administração e Fazenda está monitorando as diversas ocorrências de alagamento no município. A administração segue mobilizada com um intenso plano de ação para dar assistência aos moradores atingidos. A Prefeitura da Parnaíba decretou estado de emergência em 21 de março por causa dos estragos na cidade depois de intensas chuvas. 

Cerca de 30 funcionários diretos da administração e mais 10 da Defesa Civil do município e do Corpo de Bombeiros atuam em um grande trabalho no atendimento as demandas da cidade e da população.

Segundo dados pluviométricos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão para os próximos dias é de mais chuva.

(Foto: Cemaden)

Entenda os alertas
O Cemaden tem a missão de realizar, em âmbito nacional, o monitoramento contínuo das condições geo-hidrometeorológicas, objetivando o envio de alertas de riscos de desastres naturais.
Um alerta por definição constitui um instrumento que indica que a situação de risco de desastre é previsível em curto prazo. Na condição de alerta, a defesa civil evolui para a fase de preparação para o desastre, mobilizando os recursos necessários para a resposta. O documento conterá recomendações de ações de preparação, tais como, verificações in loco, acionamento de Planos de Contingência e acionamento de Planos de Chamadas.

(Foto: Cemaden)

O CENAD/MI recomenda as seguintes ações de proteção e defesa civil:

Em caso de alerta de risco de nível Moderado não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado e, caso ocorra, espera-se impacto moderado para a população. Recomendam-se ações previstas no plano de contingência, tais como: sobreaviso das equipes municipais, etc.

Em caso de alerta de risco de nível Alto, a probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu impacto potencial para a população. Recomendam-se as ações previstas no Plano de Contingência Municipal e demais ações previstas neste, tais como: verificação in loco nas áreas de risco, acionamento dos órgãos locais de apoio, preparação de abrigos e rotas de fuga etc.

Em caso de alerta de risco de nível muito alto, existe probabilidade muito alta de ocorrência do fenômeno alertado e com potencial para causar grande impacto na população. Recomendam-se aos órgãos municipais de proteção e defesa civil as ações previstas no Plano de Contingência Municipal, tais como: verificação in loco nas áreas de risco, acionamento de sistema de sirenes, possibilidade de desocupação das áreas de risco, deslocamento das equipes de resposta para as proximidades das áreas de risco etc.

Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário