domingo, 1 de setembro de 2019

Usuários de drones devem cadastrar aparelhos na Anac

 Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (30), ao apresentador Carlson Pessoa, no programa Flagrante da Rádio Cidade FM, o gerente de Navegação Aérea do Aeroporto de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, Plínio Marcos Santos, teceu importantes informações sobre o uso e regulamentação de drones no espaço aéreo de Parnaíba.

É crescente o número de aparelhos no céu da cidade e, de acordo com Santos, drones são considerados aeronaves não tripuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por isso, tais aeronovas pequenas podem oferecer risco de acidente aéreo, podendo até fazer um avião cair. 

O gerente informou que as aeronaves precisam ser cadastradas na Anac para receberem a liberação do uso, seja ele para fins profissionais ou recreativos. 

(Imagem: Divulgação)
“As pessoas não podem usar drones de forma indiscriminada, pois podem ser responsabilizadas criminalmente por dano, perigo de risco de vida de pessoas e até invasão de privacidade”, destacou.

Entre as normas, os drones para fins recreativos podem pesar até 250 gramas, voar até 30 metros de altura em relação a pessoas em solo e não ser usado próximo a aeroportos. Fora essas especificações, o aparelho precisa ser cadastrado.

Por Luzia Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário