segunda-feira, 16 de março de 2020

Casos suspeitos de coronavírus sobem para 26 no Piauí; outros 9 foram descartados, diz Sesapi

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em Teresina — Foto: Divulgação/Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta segunda-feira (16) que o número de casos suspeitos de COVID-19, doença causada pelo coronavírus, no estado subiu para 26 e que outros 9 casos foram descartados. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Piauí).

Já a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina comunicou que 24 casos suspeitos estão sendo monitorados em Teresina.

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado a pandemia da Covid-19, escolas públicas, privadas e universidades do estado estão adotando procedimentos para evitar uma possível disseminação do coronavírus. As orientações seguem as recomendações do Ministério da Saúde.

Órgãos públicos do Piauí também adotaram medidas preventivas e determinaram que parte dos servidores devem passar a trabalhar em casa. Por meio de portarias, o Tribunal de Justiça (TJ-PI) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) estabeleceram que parte dos funcionários e estagiários vão atuar em regime de teletrabalho.

A Prefeitura de Teresina sancionou uma lei estabelecendo medidas a serem adotadas no enfrentamento do vírus. Nela foram determinadas ações como isolamento, quarentena, realização obrigatória de exames e de tratamentos além de investigações epidemiológicas com o objetivo de promover e preservar a saúde pública.

Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário