segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Tendo Parnaíba forte ligação histórica com a Inglaterra, Câmara aprova Moção de Pesar pelo falecimento da Rainha Elizabeth II

Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa
Em virtude do falecimento da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, fato que comoveu o mundo inteiro, o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (UNIÃO), teve aprovado com a assinatura dos vereadores signatários, e Moção de Profundo Pesar dirigida ao Rei Charles III e aos demais familiares pelo falecimento de sua mãe, que veio a óbito no último dia seis de setembro aos 96 anos.Nascida em Londres no dia 21 de abril de 1926, a rainha Elizabeth II assumiu o trono britânico em 1952, aos 25 anos, sendo coroada em 1953. Era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Sua ascensão ao poder era improvável, uma vez que ela era filha do segundo herdeiro na linha de sucessão do trono inglês.

Ficou noiva e casou-se em 1947 com Philip, príncipe da Grécia e da Dinamarca. Desse casamento, nasceram quatro filhos. Elizabeth II foi a monarca de reinado mais longevo da história da coroa britânica e morreu aos 96 anos.
Cidadã do mundo, a Rainha teve participação ativa na resistência durante a Segunda Guerra. Em 1939, o Reino Unido declarou guerra à Alemanha depois que a Polônia foi invadida por tropas germânicas. Iniciou-se então a Segunda Guerra Mundial, que se estendeu por um período de seis anos. Parte dos anos de guerra, Elizabeth resistiu no Castelo de Windsor.

Todavia, no último ano do conflito, ela aderiu ao Auxiliary Territorial Service, um grupamento de mulheres que serviam como voluntárias em funções variadas para o exército britânico. Nesse serviço, foi treinada como motorista e mecânica. Ao final da guerra, a futura rainha contou que saiu às ruas para comemorar a vitória dos Aliados com sua irmã. Nessa época, ela tinha apenas 19 anos.

Por mais de 70 anos, Elizabeth II protagonizou momentos marcantes na história do Reino Unido e do mundo. Foi a rainha que instituiu a transmissão televisiva de eventos da monarquia, a começar pela coroação dela, a primeira a ser televisionada. Elizabeth também quebrou alguns protocolos da monarquia e instituiu a “caminhada entre os plebeus”, um ato de cumprimentar cidadãos dos países em que ela visitava.

Foi ela também que marcou o retorno das relações diplomáticas entre o Reino Unido com a Alemanha, após as duas guerras mundiais. A rainha também fez história ao quebrar o protocolo real ao iniciar caminhadas entre os plebeus em uma visita à Austrália, em 1970. Ela chegava perto das multidões e até trocava cumprimentos com quem estava ali para visitá-la.

A ligação de Parnaíba com a Inglaterra
Vale destacar que Parnaíba tem forte influência inglesa em sua história. O exemplo vivo e mais emblemático é a Casa Inglesa, situada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, próxima ao Armazém Paraíba. O prédio foi dirigido por Paul Robert Singlehurst, o “Paulo Inglês”, que se estabeleceu no Brasil em 1849.

Assista ao vídeo:
A empresa foi responsável pelo início da modernidade na região norte do Piauí. Paulo Inglês foi o primeiro a trazer para o país e não só para Parnaíba, tratores, motores e jeeps. Mais tarde, em 1884, James Clark tornou-se dono único, este foi responsável por inserir a cera de carnaúba no mercado internacional e por fornecer produtos à base de petróleo, equipamentos e instalação elétrica para 153 municípios do Piauí, Maranhão e Ceará. Por este e outros feitos no litoral do Piauí, os parnaibanos mantêm forte deferência pelos ingleses, bem como pela rainha e sua monarquia.

Ascom / CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário