terça-feira, 6 de setembro de 2022

Com 40,4ºC, Piripiri registrou a maior temperatura do Brasil no domingo (4)

O município de Piripiri, a 166 km de Teresina, registrou a temperatura mais alta do Brasil na tarde deste domingo (4), conforme os números registrados pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade atingiu 40,4°C.

Além do calor intenso, a umidade relativa do ar continua prejudicando a vida da população do município. Nesta segunda-feira (5), a umidade deve variar entre 20% e 30% na região. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que fique entre 60% e 80%.

Segundo o Inmet, na região, há um aviso meteorológico especial de onda de calor até as 18h desta segunda-feira. A previsão é que a máxima continue entre 35°C e 38ºC em Piripiri até o fim de semana.

Riscos de incêndio
A falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo seco. Segundo o INMET, essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo. Nos primeiros cinco dias de setembro, primeiro mês do B-R-O Bró, o Piauí já registrou 289 focos de incêndio. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

No final de agosto, um incêndio atingiu o Parque Serra de Santo Antônio, localizado no município de Campo Maior, a 81 km ao Norte de Teresina. As chamas devastaram cerca de dois hectares de vegetação.

Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário