quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Comandante Viana dá detalhes da implantação do 27° BPM em Parnaíba

Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí, Tenente Coronel Erisvaldo Viana
Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí, Tenente Coronel Erisvaldo Viana
Em atendimento ao requerimento de N° 670/2022, de autoria do presidente da Câmara, Carlson Pessoa (UNIÃO), o Tenente Coronel Erisvaldo Viana, Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí – Major Osmar, em Parnaíba, fez uso da Tribuna Livre da Casa para explanar sobre os desafios enfrentados pela entidade, bem como a descentralização do Batalhão e implantação do 27° BPM.
Presidente da Câmara, Carlson Pessoa (UNIÃO)
Conforme explicou Viana, dentro do organograma da Polícia Militar, Parnaíba será dividida em duas áreas. Para fins de entendimento sobre como se dará a descentralização, funcionará da seguinte maneira: para quem chega em Parnaíba oriundo de Teresina, a área à direita da Avenida Deputado Pinheiro Machado ficará sob a responsabilidade do 27° BPM. Já a região à esquerda continuará sendo coberta pelo 2° BPM. O novo órgão terá como Comandante o Tenente Coronel Rogério César Veras Rodrigues e a Major PM Íris de Oliveira Nunes de França, como Subcomandante.

Ainda de acordo com Viana, quando assumiu o Batalhão em 2021 o efetivo da PM no município contava com apenas 5 viaturas e 18 policiais de serviço ao dia. Com muito trabalho foi possível elevar esse número para 11 carros com 33 policiais, sendo que de quinta a domingo são adicionadas mais seis viaturas por meio da “Operação Impacto”.

“Nosso efetivo ainda é muito baixo. De acordo com o último levantamento do IBGE, Parnaíba tem aproximadamente 153 mil habitantes. Atualmente dispomos de apenas 259 policiais militares para atender toda a zona urbana e rural. Isso me dá um coeficiente de apenas 1 policial para cada 590 habitantes, sendo que de acordo com a Organização das Nações Unidas, para termos segurança efetiva, é necessário 1 policial para cada 250 habitantes”, disse. “Como veem, nosso contingente é muito baixo para diminuirmos os índices de criminalidade em Parnaíba. A despeito das adversidades, com o sangue e o suor dos nossos bravos PMs, já conseguimos apreender 129 armas, efetuar 246 prisões – dentre elas, 53 eram de chefes de facções-, apreender 38 kg de drogas e mais de R$ 500 mil reais em dinheiro”, descreveu.
Da esquerda para a direita, Comandante do novo 27° BPM, Tenente Coronel Rogério César Veras Rodrigues, Subcomandante Major PM Íris de Oliveira Nunes de França, presidente Carlson Pessoa e o Comandante do 2° BPM, Tenente Coronel, Erisvaldo Viana
Após explanação dos dados, o militar solicitou dos vereadores apoio para a efetivação do novo Batalhão na cidade, uma vez que a entidade necessita de um prédio para este fim. O local escolhido seria a Central de Artesanato situada na BR 343, sentido Luiz Correia. Ele explicou que, ao irem em busca de informações sobre os responsáveis pelo imóvel, se depararam com informações desencontradas, pois não foi possível detectar se o prédio pertence ao Estado ou ao município. Ele também expôs informações sobre o Curso de Formação de Oficiais 2022.

“No atual Curso de Formação de Oficiais 2022 teremos a graduação de 100 novos policiais militares, que estão na iminência de começarem em novembro deste ano”. No entanto, ele externou a imensa dificuldade estrutural para capacitar os aspirantes, pois faltam alojamentos, auditório, sala de aula condizente com os cursos, além de banheiro, etc. Pontuou ainda que a meta é que após a formação, os oficiais fiquem em Parnaíba, pois “a cidade já perdeu muito com a saída da Academia de Polícia Militar”.

Sobre a concessão do terreno para o novo Batalhão, Carlson Pessoa destacou que, caso o espaço pertença ao município, a Câmara levará o assunto ao Poder Executivo e solicitará um olhar especial sobre o assunto que inclusive exige celeridade.

“Os vereadores desta Casa estão à disposição para contribuir com a Polícia Militar e com as demais forças de segurança no combate a criminalidade em nossa região. Nosso muito obrigado pelo empenho e por tanto se dedicarem pelo mantimento do sossego e da harmonia na nossa bela cidade de Parnaíba”, frisou.

Ascom / CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário