quarta-feira, 21 de março de 2018

Apagão atinge todos os 224 municípios do Piauí nesta quarta-feira

Sinais de Teresina estão sem luz após apagão
(Foto: Arthur Ribeiro / GE PI)
Uma queda de energia afeta nesta quarta-feira (21) todo o estado do Piauí. Desde por volta das 16h o fornecimento de energia foi suspenso. A Eletrobras Distribuição Piauí confirmou por volta das 17h30 que todas as 1,2 milhão de unidades consumidoras do Piauí ficaram sem fornecimento de energia elétrica. Lojistas resolveram fechar mais cedo também por causa do apagão.

Professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) informaram que campus da instituição nos municípios de Corrente, Bom Jesus, Floriano, no Sul do Piauí; Piripiri e Parnaíba no Norte do Estado, estão sem energia elétrica desde o meio da tarde desta segunda-feira.
Apagão começou por volta das 16h (Foto: José Marcelo / G1 PI)
Em Teresina moradores também informaram que estão sem energia elétrica nas quatro zonas e no centro da cidade, onde lojistas fecharam os estabelecimentos mais cedo. Problemas na telefonia também foram registrados na capital do Piauí.

A Eletrobras Distribuição Piauí afirmou que a falta de energia elétrica que ocorre, neste instante, no Piauí e outros Estados do Nordeste, foi causada por falha no fornecimento na rede básica. Os primeiros indícios é de que houve um problema na Usina de Tucuruí, no Estado do Pará.

A Companhia Energia do Maranhão divulgou por meio de nota que uma falha no suprimento de responsabilidade da Eletrobrás Eletronorte é a causa da falta de energia na rede básica e interrompe o fornecimento para os estados do Maranhão e Tocantins e parcialmente no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí e Pará.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou nota informando que uma perturbação causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. A nota diz ainda que em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário