segunda-feira, 21 de maio de 2018

Professores do município passam por curso em primeiros socorros

Neste sábado (19), cerca de 20 professores da Escola Municipal Tia Elinelda, no bairro Santa Luzia, participaram do Curso de Capacitação em Primeiros Socorros para Escolas. 

A iniciativa foi possível mediante uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e membros do Curso de Especialização Equipe de Capacitação em Primeiros Socorros para Escolas (Ecapse), da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).


As oficinas foram realizadas na forma teórico-prática por acadêmicos do 2° ao 8° período do curso de Medicina da Ufpi sob a supervisão dos médicos Renata Beltrão, Laise Cajubá e Thiago Almendra. Os futuros médicos receberam orientações prévias antes do curso. A implantação do curso em primeiros socorros nas escolas municipais ficou acertada no início do ano durante uma reunirão entre a médica Renata Beltrão e o secretário de Educação, Carlos Eduardo, sob a meditação do vereador Carlson Pessoa (PPS).
O primeiro curso já havia sido realizado no dia 05 deste mês na Creche Zilda Arms, no bairro São Vicente de Paula. A ideia é estender a capacitação para outras escolas do município que trabalham com criança de 0 a 7 anos de idade.

Foram trabalhados e ensinados com os professores os seguintes temas:
1. Ressuscitação Cardiopulmonar - Gabrielle Cavalcante
2. Febre - Laisa Aguiar
3. Convulsão - Allany Diógenes
4. Trauma Ocular - Ingrid Cristina
5. Engasgo - Lucas Raposo
6. Sangramento Nasal - Alba Mouta
7. Queimaduras - Iago de Moraes
8. Choque Elétrico - Celina Moura
9. Avulsão Dental - Larissa Galas
10. Afogamento - Larissa Galas
11. Feridas e Fraturas - Gabriel Rios
12. Desmaio - Gabriel Rios

Por Luzia Paula, com confirmações de Laisa Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário