segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Seis candidatos se inscrevem para uma cadeira na Academia Parnaibana de Letras

Terminou no sábado, dia 10, o período de inscrição para o preenchimento da cadeira de nº 27 da Academia Parnaibana de Letras (Apal) .

Seis candidatos concorrem à referida cadeira. São eles:
EDNÓLIA FONTENELE– funcionária aposentada do Banco do Brasil. Iniciou sua carreira poética ainda na adolescência, aos 16 anos de idade, na chamada “geração do mimeógrafro” e desde então participa de movimentos literários da cidade da Parnaíba. Sua mais nova produção foi o livro “Em Construção”lançado recentemente.

O livro é uma antologia na qual a autora reúne poemas escritos por ela entre os anos 1977 a 1981. É graduada pela Universidade Federal do Piauí com Licenciatura Plena Habilitação em Eletricidade e Pós-Graduação em Qualidade em Serviços e Recursos Humanos pela Universidade de Brasília.
DANTE PONTE DE BRITO – filho da escritora e poetisa Dilma Ponte. É advogado, pesquisador e professor da Universidade Federal do Piauí. Atua na área do Direito Civil e do Consumidor e tem pesquisas sobre Relações de Consumo, Hipervulnerabilidade, Redes Sociais, Responsabilização Civil e Direito de Imagem. Escreveu e publicou vários livros como “A Publicidade na Internet e @ Violação dos Direitos do Consumidor”, “Publicidade Sublime na Internet” alem de ter participado participou de várias coletâneas. É doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco com um período sanduíche – uma modalidade de Curso Superior em que o universitário realiza um período da faculdade fora do país de origem – na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em Portugal.
FREI CÍCERO – missionário franciscano, poeta, escritor e músico. Publicou vários livros, dentre eles “A Família Nossa de Cada Dia:diálogo”, e “Os Jovens da Jornada” (em Parceria) que falam do Encontro de Casais com Cristo e da Juventude Agrária Católica” da Paróquia de São Sebastião em Parnaíba. Ambos foram editados nesta cidade.

Frei Cícero, possui graduação em Filosofia, Teologia e pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Autor dos Livros Medicina Musical – aprendizagem através da flauta doce, Medicina Popular (já em 2ª edição), e Parábolas – histórias de Jesus. Participou também de coletâneas das quais foi organizador.Em todas suas obras estão presentes a evangelização e sugestões para o desenvolvimento de uma vida cristã e saudável.
DIEGO MENDES SOUSA – advogado, escritor, jornalista, poeta e uncionário público federal. Tem dezenas de livros publicados e pertence a diversas instituições literárias, dentre as quais, a Academia Piauiense dos Bibliófilos do Brasil, a Academia Brasileira de Direito, membro do titular do PEN Club do Brasil, da Associação Nacional de Escritores e de várias outas entidades ligadas à literatura. Começou fazer poemas desde sua adolescência aos 16 anos.

Uma de suas mais recentes produções foi o livro Velas Náufragas publicado pela editora Penalux. Em Velas Náufragas o poeta enaltece as belezas, do Delta do Parnaíba.
CLAUCIO CIARLINE – Escritor, professor, editor, poeta e jornalista cultural (Jornal O Piaguí). Há praticamente 20 anos atua em prol da Literatura, da História, da Cultura e da Educação em Parnaíba. Iniciou-se na escrita poética aos 15 anos de idade ,em 1996, porém somente em 1999 lançou-se como escritor, através de encadernados distribuídos a amigos e colegas de escola. Autor de quatro obras: Linhas Impensadas (2004), Pedido de autorização para pensar (2005), Inevitável (2009) e“Parnaíba, por quem também faz por Parnaíba”, lançamento previsto ainda para este mês de agosto.
VITOR ATHAYDE COUTO – Economista, pesquisador, escritor e Professor Titular Livre da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Publicou 7 livros, dentre os quais o “Piauípsilon”– uma cooperação técnico-científica entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI)tratando de assuntos sobre situação geoespacial e geopolítica do território piauiense.

Realizou 169 itens de produção técnica e participou de bancas examinadoras no Brasil e no Exterior. Tem especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado em várias universidades francesas, como a Universidade Paris I Sorbone , Universidade Toulouse Le Mirail, Paris-Villetaneuse além de outras. Pesquisador-bolsista (CNPq) no Instituto Agronômico Mediterrâneo, Montpellier. Vitor Couto, aposentou-se e voltou a residir em sua cidade natal Parnaíba.

Novo Edital de Concorrência estará sendo lançado a partir desta segunda-feira (12) para preenchimento da cadeira de n° 23, vaga com a morte do cardiologista Carlos Araken Correia Rodrigues, em novembro de 2017. Poderão se inscrever para a citada cadeira os mesmos candidatos que inscreveram-se para a de nº 27.
Pela quantidade de candidatos inscritos esta eleição para a Academia Parnaibana de Letras será uma das mais disputadas dos últimos anos.

Fonte: Blog do Professor Gallas

Nenhum comentário:

Postar um comentário