segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Carlson Pessoa: O presidente que revolucionou o Parlamento Parnaibano

Carlson Pessoa despede-se da Presidência do biênio 2021-2022
No último dia 31 de dezembro de 2022, Carlson Pessoa (UNIÃO) encerrou sua gestão à frente da presidência da Câmara Municipal de Parnaíba, deixando, no entanto, um imenso legado durante os dois anos em que esteve como presidente do segundo maior Parlamento do Estado do Piauí. Carlson passou o comando dos trabalhos da Casa de Leis para o novo presidente, Daniel Jackson (Solidariedade), em cerimônia ocorrida na noite desta segunda-feira (02).

Inovações
Na gestão do presidente Carlson Pessoa a Câmara passou por várias melhorias em sua estrutura física e conceitual, como reforma e pintura do prédio, criação da “Galeria dos Presidentes”, divisórias entre os assentos dos vereadores e demarcação do Plenário com paredes de acrílico, por exemplo. Com o surgimento inesperado da pandemia, o presidente, com o apoio de sua equipe de colaboradores precisou se reinventar, inaugurando o arrojado projeto de transmissão ao vivo de todas as sessões e audiências públicas por meio das redes sociais, democratizando a informação e levando o Parlamento para mais perto da população.
Prédio da Câmara após ampla reforça
Ofertando qualidade de som e imagem, as lives da Câmara já chegaram a registrar cerca de 200 internautas assistindo simultaneamente as sessões. Pelo formato anterior, quando as transmissões eram feitas apenas pelo site da instituição, a audiência era tão irrisória que raramente passava de cinco espectadores. Conforme destacou Carlson, a presença do Legislativo nas redes sociais em tempo real possibilitou a presença virtual da população nas sessões principalmente no período crítico da pandemia, além de oferecer aos munícipes maior transparência às ações e trabalhos executados pelos vereadores.

Assista ao discurso completo do vereador Carlson Pessoa:

"Fizemos e estamos fazendo história com as transmissões das nossas sessões que, inclusive, têm servido de modelo para vários municípios vizinhos. Já tivemos em nossas audiências via aplicativo Zoom, a presença de diversos deputados federais, senadores, ministros de Estado e personalidades de órgãos importantes a nível federal, como representantes da Embrapa, por exemplo”, lembrou. “Agradecemos a companhia e audiência dos milhares de parnaibanos que acompanham as lives e interagem com o Parlamento em tempo real, pois este é um caminho sem volta: o da tecnologia e informação. Este é um marco na história do legislativo do litoral e temos muito orgulho de fazermos parte deste registro”, completou. Vale destacar que na gestão do presidente Carlson, a Câmara de Parnaíba recebeu a terceira melhor nota no quesito Transparência, de acordo com a última avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Moderno sistema de transmissão das sessões pelas redes sociais e telões espalhados pelo Plenário tornaram os trabalhos mais acessíveis para o público tanto interno, quanto externo

A fim de tornar os trabalhos acessíveis também à comunidade surda da região, foram contratados dois intérpretes de Libras que se encarregam de levar a mensagem dos parlamentares aos deficientes auditivos. A Casa foi a primeira do Nordeste a implantar a linguagem não verbal.

Momento em que Carlson passa o comando dos trabalhos da Casa para o
novo presidente, Daniel Jackson

Carlson com o deputado estadual, Dr. Hélio (MDB), presente na solenidade
O então presidente encabeçou ainda e entregou prontos dois importantes projetos: o novo Regimento Interno, que há 30 anos não passava por adequações, e a nova Lei Orgânica do Município. Completamente modificado, o Regimento Interno da Câmara de Parnaíba gerou uma imensa procura por parte de parlamentares de diversas Câmaras não somente do Piauí, como também do Ceará e Maranhão.
Ao passar o bastão para o atual presidente, Daniel Jackson (Solidariedade), Carlson disse que deixa a principal cadeira da Casa de Leis do litoral piauiense com a sensação de dever cumprido.

“Deixo esse biênio com a sensação de dever cumprido. Obviamente gostaria de ter feito mais, no entanto, em relação aos munícipes, acredito que a população interagiu bem mais com o Legislativo principalmente com a implantação do sistema de transmissão on-line das sessões. Agora os eleitores acompanham em tempo real, enviam suas mensagens, críticas, cobranças e elogios e isso nos gratifica muito. Avançamos também com a renovação do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município, dentre outras ações”, ponderou Carlson ao pedir que a população continue presente. “Meu desejo é que a sociedade continue acompanhando os trabalhos da Casa do Povo, interagindo e opinando, pois nós vereadores somos os interlocutores entre a população e o Poder Executivo, além dos demais órgãos constituintes. Assim, estaremos construindo uma Parnaíba cada vez mais atuante, transparente e acessível para todos”, completou.
Ao longo destes dois anos, Carlson Pessoa fez história também e deu parâmetros sobre como um gestor que ocupa uma posição importante deve agir. A despeito de declaradamente seguir as bandeiras do movimento político de direita, enquanto esteve na cadeira da Presidência, ele desprendeu-se de qualquer amara e administrou a Câmara de forma igualitária para todos os demais 16 vereadores. Tal postura lhe rendeu diversos elogios até mesmo dos políticos de esquerda. Por diversas vezes o reconhecimento veio também de quem estava de fora, sendo que não raras vezes a opinião pública endossou o coro de que “Carlson Pessoa foi o presidente de todos”.

Vereadores de Parnaíba

Por Luzia Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário