quinta-feira, 31 de julho de 2025

Espaço S completa dois anos estimulando inovação no Piauí

Hub de inovação teve mais de 40 mil atendimentos no período, o que mostra o apetite do mercado por empreendedorismo inovador

Espaço S no Teresina Shopping

O Hub de Inovação Espaço S completou dois anos como ambiente de estímulo à inovação, ao empreendedorismo, ao aprendizado e à conexão entre diferentes atores do ecossistema de negócios no Piauí. Desde sua inauguração, em maio de 2023, o hub, localizado no Teresina Shopping, já registrou mais de 40 mil atendimentos e 13 mil visitantes, evidenciando o interesse do mercado local em iniciativas de empreendedorismo inovador.

Idealizado e mantido pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Espaço S foi criado inicialmente para estimular a inovação no setor industrial. Porém, com o tempo, passou a atrair outros segmentos, incluindo serviços e eventos ligados ao empreendedorismo.

Diversas instituições passaram a realizar eventos no local, como a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Instituto Federal do Piauí (Ifpi) e o próprio Sebrae.

“Atraímos essas instituições, além de entidades e empresas, porque muitas desenvolviam ações de forma separada. O Espaço S fortaleceu essa conexão”, destaca Marques.

Os números reforçam a importância do hub. Em dois anos, foram realizados mais de 104 eventos de parceiros, ou seja, de organizações sem ligação direta com as quatro instituições mantenedoras. “Isso comprova que hoje somos o principal centro de conexão para eventos de inovação em Teresina”, afirma Islano Marques.

Islano Marques, gestor do Espaço S e da Área Internacional e Mercado do Sistema Fiepi 

Além dos eventos, o Espaço S é utilizado para cursos, palestras e oficinas com temas como transformação digital, posicionamento de marca e uso de inteligência artificial nos negócios. O hub também contribui para a prototipagem de produtos industriais, apoiando startups e desenvolvendo soluções criadas por alunos do Sesi e Senai.

Modelo inédito no Brasil

O modelo do Espaço S é o primeiro hub de inovação dentro de um shopping no Brasil. A iniciativa já atraiu delegações de outros estados interessadas em replicar a experiência. Federações das indústrias do Maranhão, Rio Grande do Norte e Bahia visitaram o local, e lideranças nacionais do Sistema S defenderam que modelos semelhantes sejam implantados em outras capitais.

Hub passará por reforma no segundo semestre

Para atender à demanda crescente, o Espaço S será ampliado. O projeto prevê novas salas modulares para comportar eventos de até 100 pessoas, além de ambientes destinados a consultorias e ao desenvolvimento de produtos em parceria com indústrias e startups locais.

Os números reforçam a importância do hub. Em dois anos, foram realizados mais de 104 eventos de parceiros, ou seja, de organizações sem ligação direta com as quatro instituições mantenedoras, tornando o espaço no principal centro de inovação em Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário