segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Contra maranhenses, Itacor conquista tricampeonato Piauiense de Basquete

Capitão da equipe, Anderson Macaxeira recebe troféu de campeão 2016 (FOTO: Madson Melo/5esportes)
Capitão da equipe, Anderson Macaxeira recebe troféu de campeão 2016
(FOTO: Madson Melo/5esportes)
Pode ter sido difícil, mas o Itacor não mediu esforços para sair de quadra neste sábado (3) com mais um título do Campeonato Piauiense Adulto de Basquete. No final todo esforço valeu a pena e rendeu mais de uma comemoração a equipe de Teresina, que pode dar a Evaldo Junior o maior presente que um treinador pode receber: o tricampeonato estadual.

Foi depois de uma das partidas mais disputadas que o Itacor conseguiu conquistar nova vitória diante do Turma, de São Luís, desta vez por 60 a 53. A equipe já havia vencido o primeiro jogo, após uma virada que deixou os atuais campeões a um passo da nova taça.

Turma sai com vice-campeonato sofrendo somente duas derrotas no torneio (FOTO: Madson Melo/5esportes)Turma sai com vice-campeonato sofrendo somente duas derrotas no torneio (FOTO: Madson Melo/5esportes)
A campanha até aqui contou com somente dois tropeços do Itacor, justamente contra o Turma, único time a deixar marcada a faixa de campeão dos piauienses.

Na primeira fase as vitórias vieram contra Bela Vista (104 a 24), Cervejaria Moraes (81 a 43) e The Sun City (103 a 31). Já a derrota aconteceu ainda na primeira rodada (75 a 64), quando os maranhenses enfileiraram três consecutivas na estreia da competição.

Nas quartas-de-final, reencontro com o IFPI – adversário da final de 2015 – e vitória por 79 a 31 que deu a vaga no triangular final, justamente na etapa onde o Itacor fez novo duelo com o Turma e sofreu nova derrota (66 a 55). A vitória e a vaga por um novo título veio com vitória sobre o experiente Kosmos no último jogo: 79 a 31.

O resultado vem para acrescentar a hegemonia do Itacor que se tornou campeão nas últimas três edições em que esteve presente: 2013, 2015 e 2016. Novamente o título garante também a equipe como representante do Estado na Copa Norte de Basquete 2017.
Turma volta a pressionar, mas Itacor amplia vantagem no último quarto

(FOTO: Madson Melo)(FOTO: Madson Melo)
No ginásio Rui Lima, o Turma voltou a mostrar porque foi um convidado incômodo durante todo o torneio. Após chegar até a final sem perder nenhuma partida e escrevendo placares elásticos contra os piauienses, a equipe tinha conhecido a primeira derrota ontem, depois de tanto pressionar os donos da casa.

Neste segundo jogo, os maranhenses seguiram colados na pontuação e empataram no segundo quarto, com dois minutos de partida. Mas com a boa presença de Kassiu em quadra, o Itacor pode se manter a frente e fechar novamente em vantagem: 34 a 29.

No penúltimo quarto a partida voltou a ficar ainda mais pegado, tendo queda no ritmo aos vinte e quatro minutos, com as intensas paradas por conta das faltas. Mesmo assim, o Turma aproveitou as oportunidades e encaixou a reação perfeita após uma sequência de pontos de Maickel: 48 a 47 para o time de São Luís.

Já nos últimos segundos quando parecia que a equipe poderia atrapalhar a comemoração antecipada do Itacor, Eder não titubeou ao fazer o lançamento quase do meio da quadra e garantir três pontos e uma nova virada: 50 a 48 para os piauienses e fim do terceiro quarto.

Kassius voltou a ser um dos principais nomes dos piauienses (FOTO: Madson Melo/5esportes)

Na última etapa, apesar do Turma voltar a diminuir a diferença do Itacor, os piauienses mantiveram o domínio com Kassius (10 pontos), Eder com nova cesta de três e Rafael que carimbou o placar final de 65 a 58.

- Veio para coroar o final do ano e esses atletas que se abdicaram de tanta coisa, jogando até duas competições simultâneas para não perder o ritmo de jogo. Agora está aí o resultado do trabalho, campeão da competição. Sempre perguntavam: perderam duas vezes para o Turma, e aí?! Pedi calma porque cada jogo é jogado. Trabalhamos para que chegássemos no final inteiros. Os meninos mostraram que são capazes de superar qualquer equipe dentro de quadra - destacou o treinador Evaldo Junior.

O fim da partida encerrou também a temporada de competições do Itacor, que este ano pode disputar torneios em Pernambuco e Caixas. Já o Turma volta para São Luís (MA) onde briga pelo título do Campeonato Maranhense.

Fizemos uma fase classificatória boa. Na final pretendíamos fechar com duas vitórias, mas erramos muito. Quando erramos muito o resultado final é esse. Agora está aberto a outros convites a outras participações aqui. Agora vamos voltar a nossa realidade, voltar para o Maranhense e aos nossos objetivos, porque o Turma tem um propósito maior que é um dia quem sabe chegar a Liga - finalizou Paulo Façanha, treinador maranhense.
Fonte: 5esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário