terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Os reais motivos do caos para tirar Carteira de Identidade em Parnaíba

Todos os dias a filha em frente ao prédio da Sefaz, na Praça da Graça, chega a dobrar. Por dia são atendidas apenas 30 pessoas.
(Foto: Luzia Paula)
Após o polêmico vídeo de pessoas dormindo na fila em frente a agência de atendimento da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI), em Parnaíba, para tirar a Carteira de Identidade, gravado por Romualdo Sena, que viralizou na internet, procuramos saber os reais motivos daquela fila e chegamos para repassar a população parnaibana.

Inicialmente ficamos meio sem entender o porquê de tirar a Carteira de Identidade na 
Sefaz-PI, uma vez que este serviço está afeto a Secretaria de Segurança do Estado do Piauí (SSP-PI). É que no andar superior da agência da Sefaz-PI está funcionando o Espaço Cidadania (o antigo foi abandonado por defeito na rede elétrica) de forma provisória, mesmo sem ter as condições adequadas para este atendimento. Pessoas idosas, deficientes físicos, grávidas e pessoas operadas têm muitas dificuldades para chegar até o andar de cima.

Para este serviço o Espaço Cidadão conta com apenas dois funcionários que atendem diariamente apenas 30 pessoas para tirar a primeira Carteira de Identidade e nesta época do ano, por conta das matrículas, é grande a demanda. Some-se a isso a questão de que Parnaíba atende a diversas cidades da região da planície litorânea e ainda são atendidas as pessoas de cidades do Maranhão e Ceará, que ficam próximas a Parnaíba.

Quanto ao material para a identidade tem suficiente o que falta é pessoas para atender a crescente demanda.

Veja o vídeo gravado por Romualdo Sena que viralizou nas redes sociais.

Outro motivo do estrangulamento do serviço é porque quem vai tirar identidade pela primeira vez é no Espaço Cidadania que conta com apenas dois funcionários e quem vai tirar a segunda via da identidade é no Complexo de Delegacias, no bairro São Francisco, que conta com quatro funcionários. No momento a maior demanda é por novas identidades e se todos trabalhassem em um só local, como era antes, a equipe daria conta da demanda.

Para completar o quadro de caos e desorganização do serviço o computador do Complexo de Delegacias usado para cadastrar os dados para a segunda via da identidade está queimado há quase um ano, tendo que juntar as solicitações e posteriormente cadastrar no computador do Espaço Cidadania. Com isto a segunda via nunca é entregue no mesmo dia.

Em outros estados a identidade já feita de forma digital e em nosso estado ainda é o sistema analógico em que o cidadão tem que levar as fotos. Organização e sistematização dos serviços e investimento em equipamentos são os reais motivos deste serviço não fluir. É por ista e outras razões que o Piauí é sempre criticado como "um estado atrasado".

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário