terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Nova Portaria do Ministério da Saúde garante realização de cirurgias cardíacas no Hospital e Maternidade Marques Basto


Nesta segunda-feira (09) a direção do Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto recebeu o comunicado de uma nova portaria do Ministério da Saúde, na qual finalmente libera recursos para a realização de cirurgias cardíacas no hospital por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme entrevista concedida ao jornalista e vereador Carlson Pessoa, um dos diretores do hospital, Mirocles Veras, informou que a partir do próximo mês os recursos já começarão a entrar no Fundo Municipal de Saúde, quando concomitantemente serão discutidos os termos contratuais.

Desde fevereiro deste ano, quando o Estado deixou de repassar os recursos das cirurgias cardíacas para o hospital de Parnaíba, único credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de tais procedimentos, Mirocles Veras encabeçou uma luta intensa para assegurar que os pacientes tivessem acesso ao tratamento. O quadro ficou tão crítico que várias pessoas vieram a óbito nos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda).

Pelo protocolo normal, ao paciente chegar infartado ou com princípio de infarto no Heda, após confirmação do quadro clínico via eletrocardiograma, imediatamente a vítima era encaminhada para o Hospital Marques Basto a fim de ser submetida aos procedimentos cirúrgicos, como cateterismo ou implantação de um stent (anel colocado para desobstruir uma artéria coronariana entupida). Após a intervenção cirúrgica, o paciente precisava ficar 24 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob observação devido a alta complexidade do procedimento. Todas estas etapas eram custeadas pelo SUS.

Reunião da CIR discutiu o assunto
Em julho, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, secretarias municipais e a direção do Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto, participaram no litoral da Reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR). Entre os secretários municipais, se fizeram presentes os gestores de Parnaíba, Cajueiro da Praia, Caraúbas, Caxingó, Cocal do Piauí e Cocal dos Alves. Na reunião foram analisados os caminhos para o credenciamento do Hospital e Maternidade Dr. Marques Basto para a realização de cirurgias cardíacas pelo SUS, bem como o interesse dos gestores e se o serviço prestado pelo hospital de Parnaíba poderia passar a ser uma referência para a Macro Região do Piauí que compreende as cidades da Planície Litorânea e Região dos Cocais.

Depois de uma longa discussão, com momentos marcados por muita tensão, todos os secretários se mostraram favoráveis a realização dos serviços em Parnaíba. No total e pelos moldes atuais, 33 municípios precisam encaminhar pacientes em estado grave para a capital. Fora a dificuldade e desconforto do deslocamento, os doentes ainda precisam entram numa fila de espera que pode lhes custar a vida. Em todo o Estado do Piauí existem apenas quatro hospitais credenciados para fazer cirurgias cardíacas pelo SUS. Todos eles estão centralizados em Teresina e, destes, apenas o Hospital São Paulo realiza o procedimento. Com o resultado desta nova portaria, este quadro passará a ser diferente, conforme comemorou Mirocles.

“Recebemos a notícia com muita alegria, pois ajudaremos Parnaíba e região a saírem de uma fila de mais de 100 pessoas. Isto foi confirmado pelo próprio Ministério Público. Todo dia morre uma pessoa por falta de acesso a uma cirurgia cardíaca. Já estamos com os profissionais preparados e vamos continuar salvando vidas como já fazemos com muita alegria e dedicação no Hospital Marques Bastos. Neste credenciamento também iremos disponibilizar um número “X” de exames específicos a fim de termos o diagnóstico precoce desses pacientes”, garantiu Mirocles.









Por Luzia Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário