quinta-feira, 2 de março de 2023

Faustino Paiva, o respeitado chefe de cozinha que encantou os parnaibanos


Renomado chefe de cozinha do Nordeste, Faustino Paiva no seu empreendimento em Parnaíba, PI
Situado dentro do moderno e elegante complexo VM Marina Club, às margens do Rio Igaraçu, no Bairro São José, em Parnaíba, o Restaurante Faustino chegou recentemente ao litoral piauiense e rapidamente caiu nas graças dos parnaibanos e de turistas que vêm de todos os cantos do Brasil e do mundo conhecer as belezas naturais da região. Com uma gastronomia impecável, faça sol ou faça chuva, o restaurante sempre apresenta casa lotada. Além da culinária que une requinte e regionalidade, do atendimento primoroso e do ambiente encantador, outro “ingrediente” que atrai a clientela e que caiu no gosto dos parnaibanos é o próprio chefe de cozinha que dá nome ao restaurante: Faustino Paiva.

Da esquerda para a direita, um delicioso prato à base de frango desossado assado, acompanhado de baião de dois e batatá sauté ou purê de macaxeira. À direita, finger food de picanha com queijo, geleia levemente picante e com o frescor do manjericão. Para deixar esta degustação ainda mais incrível, ao fundo o imponente Rio Igaraçu completa o cenário com um encantador por do sol.  
Figura simples e, ao mesmo tempo, de fino trato, quando está em Parnaíba Faustino é requisitado constantemente para tirar fotos. Gentilmente e esbanjando simpatia, o respeitado chefe posa para as lentes de todos. Além da unidade em Parnaíba, ele mantém também a marca Cantinho do Faustino em Teresina – PI (filial) e em Fortaleza-Ceará (matriz).
O restaurante dispõe de ambiente fechado, climatizado e o espaço aberto, que por sua exuberância ás margens do Rio Igaraçu, é a mais requisitada pelos clientes
Infância humilde no Ceará
Quem hoje o vê assim fazendo tanto sucesso nem imagina como foi difícil a infância do gabaritado chefe de cozinha. Natural de Reriutaba, pequeno município situado no Norte do Ceará, a 295 km de Fortaleza, desde muito cedo ele começou a trabalhar como camelô e também na lavoura da família. Em 1974, quando o Nordeste enfrentou uma seca severa, não suportando ver os pais com dificuldades para sustentar a família, resolveu sozinho mudar-se para o Rio de Janeiro, RJ, em busca de trabalho. A viagem foi feita em um pau de arara e durou oito dias. Nessa época, com apenas 17 anos, começou lavando pratos no afamado Hotel Glória, primeiro hotel 5 estrelas do Brasil e que por muito tempo foi símbolo de exclusividade na capital carioca. Como o emprego fornecia moradia, alimentação e atendimento médico para os funcionários, o garoto generoso e sonhador enviava 100% do salário para os pais.

“Deus me abençoou com um chefe muito bom, que era o senhor Blanc, proprietário do Hotel Glória. Costumo dizer que o Hotel Glória foi minha mãe, meu pai e meus irmãos”, assegura.
Faustino e o empresário Junno Sousa, proprietário do complexo VM Marina Club 

Tendo estudado pouco, ele logo percebeu que  para ascender profissionalmente precisava se qualificar, “andar a segunda milha”.

“Meu horário era das 7:00 às 16:00. Tirava um tempo para descansar e às 20:00 retornava para a cozinha do hotel e ficava até à meia noite trabalhando de graça a fim de aprender os ‘macetes’ com os cozinheiros”, frisa. Um ano depois, o dono do Hotel Glória tomou conhecimento do esforço do jovem aprendiz e autorizou o pagamento de todo o trabalho dele durante aquele período.

“Percebi que a gastronomia era uma área que pagava muito bem e como eu não tinha um estudo muito bom, vi que precisava agarrar as oportunidades que estavam à minha frente e aprender com quem entendia do assunto. Foi assim que nasceu o ‘Chefe Faustino’”, lembra com saudosismo. “Tive muitas pessoas que me ajudaram nesta escalada e sou grato a eles, como o meu primo que me arranjou a vaga de emprego, o chefe de cozinha e o dono do hotel. Gosto de contar que ao retornar de férias, tinham fotos minhas grifadas com o letreiro: ‘Destaque Funcionário Padrão’ espalhadas por todos os elevadores do hotel. Essa sem dúvidas foi a melhor injeção de energia que eles me proporcionaram”, emociona-se.

Faustino com os empresário Marcelo Correia e Régis Santos
Faustino em um bate-papo agradável sobre Belo Horizonte com o mineiro  e advogado Marcelo Diniz, que estava acompanhado de sua amada esposa, a promoter e cerimonialista Allane Machado
A grande guinada
Apaixonado por sua terra natal, em 1991 decidiu retornar para o Ceará, criando um novo conceito de culinária, uma vez que os pratos servidos em seus restaurantes são todos originais. Outro diferencial da marca Faustino é a valorização dos produtos regionais e mais próximos da cultura agrícola tradicional, evitando desta forma os alimentos transgênicos (organismos geneticamente modificados – OGM). Empreendedor nato, ele acredita que assim reforça a valorização da agricultura local, além de adaptar as antigas tradições ao gosto dos consumidores e oferecer à sua clientela pratos mais saudáveis.
Faustino com as Divas Parnaibanas Ângela Nojosa, Drica Martins e Ivoneide Barros

“Eu não copio ninguém. Crio minhas próprias receitas, meus próprios pratos e com essa metodologia fui construindo meu nome, pois amo elaborar novas receitas para expor no menu dos restaurantes”, orgulha-se o chefe que em sua infinita criatividade inventou sobremesas exóticas com ingredientes típicos da região, como sorvete de manjericão e rapadura, iguarias essas que viraram sucesso até fora do País.
Unidade de Parnaíba conta com uma adega de vinhos finos e sofisticados,
para agradar todos os paladares
Entre os artistas que Faustino já serviu à mesa estão Ed Motta, Chico Buarque, Djavan e Roberto Carlos, dentre outros. No entanto, ele não se envaidece com a fama e é categórico ao afirmar: “as celebridades são todos os meus clientes”, diz com firmeza.

Não é à toa que seu sucesso vai longe, sendo que Faustino já ministrou cursos em diversos eventos gastronômicos País afora, além de participações especiais em diversas atrações de TV e no programa Ana Maria Braga. A marca Faustino também já foi premiada por mais de dez vezes pelo Guia Quatro Rodas como melhor restaurante do Ceará. Tais façanhas confirmam os pratos exclusivos e diferenciados do mais novo queridinho restaurante do litoral piauiense.

Entre em contato com o restaurante Faustino de Parnaíba pelo Instagram ou pelo WhatsApp.

Maître Paulo Henrique com parte de sua equipe sempre prontos para melhor atender a todos


Por Luzia Paula, com fotos de Carneiro Jr. / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário