quinta-feira, 20 de abril de 2023

Alunos do Sesc participam de vivências sobre o patrimônio histórico de Parnaíba

Conhecer o patrimônio histórico, arquitetônico e político de um dos maiores expoentes de Parnaíba: Simplício Dias da Silva (que este ano comemora seu 250º aniversário). Alunos do 4º ano do Sesc Centro Educacional Elizeu Martins, em Parnaíba, vivenciaram grandes descobertas por meio do projeto “Senta que lá vem história”.

Segundo a diretora do Centro Educacional do Sesc, Nathália Barbosa, o objetivo é promover a valorização do conhecimento e cultura local em relação à história e a literatura popular produzida em Parnaíba.

As atividades do projeto foram realizadas em parceria com o Sesc Caixeiral, com mediação do técnico de patrimônio e professor de História Jedson Martins e da técnica em artes visuais Amanda Fernandes, que apresentaram o curta “Patrimônios Negros Silenciados de Parnaíba, produzido pelo Sesc no Piauí.

Os alunos do Sesc visitaram prédios históricos como a Casa Grande de Simplício Dias da Silva, onde funciona atualmente a Secretaria Municipal de Cultura. As vivências foram importantes para as crianças aprofundaram seus conhecimentos sobre o personagem principal do livro “Vinte contos para Simplício Dias”, do parnaibano Antônio de Pádua.

Eles também visitaram os jazigos da família Dias da Silva, na igreja matriz de Nossa Senhora da Graça, a igreja do Rosário e a recente estátua de Simplício Dias da Silva, com mais de 5 metros de altura, na praça da Graça, no centro histórico de Parnaíba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário