quarta-feira, 26 de abril de 2023

Corpo de Bombeiros registrou 26 afogamentos de janeiro a abril no Piauí

Durante o período chuvoso no Piauí, os pontos turísticos, balneários e os momentos de lazer nos rios e cachoeiras exigem cuidados redobrados por parte dos banhistas. O Corpo de Bombeiros reforça o alerta neste momento em que o volume das águas aumentam em várias regiões do estado.

De acordo os números do Corpo de Bombeiros de janeiro à abril deste ano foram 26 casos de afogamentos, contra 08 casos neste período do ano passado, um aumento de 225% no número de registros. Somente no mês de março passado, foram contabilizados 11 afogamentos contra apenas um caso no mesmo mês de 2002.

“Para os que frequentam esses locais com grande volume de água é importante ficar atento a determinadas situações como, não ingerir bebida alcoólica quando for entrar na água, o cuidado com criança deverá ser redobrado e nos locais da diversão não pular na água se o banhista desconhece a profundida para evitar um grave acidente”, explica o tenente do CBMP Filipe Lima.

Ainda se acordo com as orientações dos Bombeiros, participar de trilhas ou camping na busca de cachoeiras ou lagos também precisa de atenção, especialmente, nos primeiros sinais de chuva. “Em dias chuvosos, o recomendável é não entrar na água, não tente atravessar de um local para outro, pois a correnteza pode arrastar o banhista e causar um afogamento. O ideal é procurar um local alto e esperar toda chuva passar”, alerta o tenente.

No caso de uma situação de afogamento, mesmo que a pessoa saiba nadar, jamais entrar na água para tentar realizar um socorro. O adequado é fornecer algum objeto que sirva de flutuação, como por exemplo: uma garrafa pet vazia, tampa de isopor, corda, galho de árvore, para, assim, evitar o contato direto com a vítima. A orientação é procurar locais que possuem guarda-vidas ou pessoas que sejam capacitadas para realizar um resgate em situação de emergência.

Em caso de emergência o Corpo de Bombeiros poderá ser acionado pelo 190.

Por: Bruna Dias l Portal R10

Nenhum comentário:

Postar um comentário