sábado, 6 de maio de 2023

Aluno da Uespi no litoral do Piauí é selecionado para estágio no Japão

Aluno Edilson Morais Brito, discente do 5° período do Curso de Ciências da Computação 

Aluno Edilson Morais Brito, discente do 5° período do Curso de Ciências da Computação

O aluno Edilson Morais Brito, discente do 5° período do Curso de Ciência da Computação, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Parnaíba, foi selecionado para estágio internacional na cidade de Keihanna, no Japão, encaminhado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty).

O aluno foi contemplado com a vaga ofertada pelo setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil, em Tóquio, juntamente com a “Advanced Telecommunications Research Institute International (ATR)”. A oportunidade permitirá que ele trabalhe em projetos de ponta, aprimore suas habilidades em ciência da computação e tenha uma experiência cultural única.

Edilson Morais destaca que o estágio é a oportunidade única de incrementar o seu currículo acadêmico e enriquecer sua bagagem cultural. Ele passou por um processo rigoroso que envolve entrevista e análise curricular e se destacou por sua dedicação aos estudos e pelo seu interesse em aprender sobre tecnologias inovadoras.

“O período de seleção para o estágio foi bastante exigente, com duas etapas. Foram avaliados meus conhecimentos em programação, especialmente, em Python, PHP e Javascript, além de experiências em programação web, estatística e machine learning. Na segunda etapa, participei de uma entrevista online em inglês via Zoom com o Dr. Akira Utsumi, supervisor do estágio, onde pude mostrar minhas habilidades e esclarecer dúvidas. Estou muito feliz por ter sido aprovado e animado para começar o estágio no Japão”, destaca o aluno.

Durante o estágio, Edilson Morais terá a oportunidade de trabalhar em um projeto de desenvolvimento de uma plataforma de software para conectar operadores humanos e avatares cibernéticos. Um avatar cibernético é um robô ou entidade virtual controlada por um operador humano. Ele é projetado para imitar as ações e movimentos do operador e interagir com o ambiente real ou virtual em seu lugar. Para ele, essa é uma oportunidade incrível para aprimorar suas habilidades em programação, já que vai trabalhar em um projeto inovador na área de computação.

“Meu foco durante o estágio será o desenvolvimento de um sistema de assistência para melhorar a experiência do usuário(operador) e reduzir sua carga de trabalho, usando dados de monitoramento de atividade de longo prazo de humanos e robôs. Acredito que esta será uma oportunidade incrível para aprender mais sobre o campo da robótica e aprimorar minhas habilidades em programação e machine learning”, acrescenta o aluno.

Edilson acredita que sua jornada acadêmica na Uespi foi fundamental para a construção de uma base sólida de conhecimentos em Ciência da Computação e também para ser selecionado para o estágio.

“ As disciplinas como programação, estrutura de dados e engenharia de software me proporcionaram uma base teórica rica para desenvolver minhas habilidades práticas, e agradeço aos meus professores por isso. Além disso, as atividades extracurriculares e grupos de estudos organizados por alunos também me ajudaram a expandir meus horizontes e me preparar para os desafios da indústria de tecnologia”, pontua o aluno.

Seis em cada dez alunos brasileiros desejam estudar fora do Brasil segundo pesquisa da Business Marketing International (BMI) do ano passado. É uma oportunidades como esta que agrega muito para o currículo acadêmico e para a bagagem cultural do aluno.

De acordo com o Prof. Dr. Orlando Berti, Coordenador de Relações Internacionais da 
Uespi , esta é uma oportunidade de suma importância para os discentes. Para ele, isso mostra o quanto o que é estudado, pesquisado e vivido na Uespi  pode impactar socialmente o nosso Piauí.

“A ida do aluno ao Japão para um dos estágios mais concorridos do Mundo, permite, de maneira ampla, não só para ele, para o seu curso, para a 
Uespi , mas para todo o Piauí, um compartilhamento de conhecimentos, conhecimentos estes nas mais renomadas instituições do Japão, que são emblemáticas para todo o Mundo”, comenta o professor.

Outras oportunidades
A Uespi , por meio da Coordenação de Relações Internacionais (CRI), têm promovido oportunidades de intercâmbio e estágios internacionais para seus alunos, com o objetivo de ampliar seus horizontes e prepará-los para o mercado de trabalho globalizado.

Em abril, a CRI lançou o edital de seleção interna para a XIV Edición – Programa para el Fortalecimiento de la función pública en América Latina da Fundação Botín da Espanha. A Fundação Botín selecionará estudantes universitários que, entre outros requisitos, tenham um bom histórico acadêmico e demonstrem compromisso com a transformação dos assuntos públicos de seus países, capazes de trabalhar em rede para o bem-estar da região.

A Coordenação já está articulando vagas para a Hungria e ainda, nas próximas semanas, será montado na 
Uespi  o escritório do Education USA, que é o escritório de representação educacional dos Estados Unidos. Será o único do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário