segunda-feira, 18 de março de 2019

Estudantes denunciam falta de estrutura e reivindicam melhorias na Universidade Estadual do Piauí

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) denunciam que a instituição tem problemas na estrutura, segurança e limpeza. Por meio de postagens nas redes sociais, que tiveram início nesse sábado (16), os alunos reivindicam melhorias na universidade. A hastag “sosuespi” foi um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Procurada pelo G1, a assessoria do Governo do Estado informou que vem trabalhando para melhorar a estrutura da universidade e que nos últimos anos o orçamento do órgão aumentou consideravelmente, além de recursos extras terem sido destinados para melhorar a infraestrutura.
Universidade Estadual do Piauí (Uespi) — Foto: Lucas Marreiros/G1

Algumas publicações tiveram início após o laboratório de anatomia, usado pelos alunos dos cursos de saúde, localizado na rua Olavo Bilac, no Centro de Teresina, ter sido arrombado e o aparelho projetor ter sido furtado.

Estudantes publicaram fotos mostrando a situação de algumas salas e espaços da universidade.

Universidade Estadual do Piauí (Uespi) — Foto: Reprodução/Twitter

“A única coisa que queremos é estudar, mas estamos sem estrutura para isso: sem segurança, sem limpeza, pagamentos dos terceirizados atrasados. O que fazer?”, questionou um estudante.

“Estamos tendo problemas com bolsas para quem não tem nada estudar, infraestrutura e falta de professor porque o governo não quer contratar e em algumas salas o teto está caindo”, relatou outra aluna.

Universidade Estadual do Piauí (Uespi) — Foto: Reprodução/Twitter

Dentre as reivindicações, os alunos pedem concurso para professores efetivos, alegando que mais de 200 disciplinas estão descobertas; reformas e reestruturação de laboratórios e salas de aula; monitorias remuneradas; assistência para permanência estudantil; restaurante universitário em todos os campi;

E ainda o pagamento das bolsas em dia; segurança; concurso para professores substitutos; autonomia financeira da instituição; mais bolsas de permanência estudantil; investimentos em pesquisas científicas; aumento da bolsa de auxílio moradia; reforma no centro do CTU e a efetivação do Hospital Getúlio Vargas como hospital-escola.


Confira a nota do Governo do Estado na íntegra:
O Governo do Estado vem trabalhando para melhorar a estrutura da Universidade Estadual do Piauí. Nos últimos anos o orçamento do órgão aumentou consideravelmente e recursos extras também foram destinados para melhorar a infraestrutura. Quanto ao corpo docente, no último concurso foram oferecidas 197 vagas para professores e mais concursos devem ser feitos à medida que as finanças do estado permitirem. A gestão Estadual busca trabalhar em conjunto com docentes e discentes para melhorar o ambiente e a qualidade de ensino da instituição.

Do G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário