quarta-feira, 14 de abril de 2021

TJ-PI lança Balcão Virtual para facilitar atendimento no âmbito do judiciário piauiense

Diante do momento pandêmico que o País enfrenta, quando a utilização das tecnologias digitais tornou-se ainda mais imprescindível, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), acaba de lançar o Balcão Virtual no âmbito do Poder Judiciário estadual. Trata-se de um sistema de atendimento virtual que deverá ser acessado em página específica do sítio eletrônico do TJ-PI, no endereço (http://www.tjpi.jus.br/portaltjpi/balcaovirtual/), permitindo imediato contato com cada unidade judiciária durante o horário de atendimento ao público. O Balcão Virtual foi instituído por meio do Provimento Nº 35/2021, com publicação da Portaria Nº 714 que operacionalizou o sistema.

Conforme explica o desembargador do TJ-PI, José Ribamar de Oliveira, o Balcão Virtual representa um passo importante no que tange ao avanço tecnológico.

“Basta o advogado entrar em contato com o TJ-PI através do celular ou notebook e, ao solicitar atendimento, o assessor ou outra pessoa designada daquele setor prestará respostas imediatas acerca das informações solicitadas pelo profissional de direito”, ressaltou.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:
Para o também desembargador Olímpio Galvão, esta é uma ferramenta online que faz parte do projeto Justiça Digital 4.0, implantando pelo Conselho Nacional de Justiça com adesão do judiciário piauiense que trará inúmeros benefícios, além de auxiliar nas ações de enfrentamento a Covid-19, ao contribuir com as medidas de distanciamento social.

“O Balcão Virtual é uma ferramenta importantíssima que estamos lançando neste momento tão complicado e desafiador que toda a sociedade enfrenta e esperamos assim facilitar o trabalho do judiciário piauiense de forma eficiente e segura”, garantiu.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, afirma que o Balcão Virtual irá auxiliar de forma satisfatória o trabalho dos advogados.

“Este é um passo inovador que aproxima o jurisdicionado e os advogados e advogadas do Poder Judiciário. É uma ferramenta inovadora e visa facilitar o atendimento neste momento de pandemia, quando o distanciamento social se faz necessário”, completou.

Balcão Virtual
O Balcão Virtual é um ambiente digital que permite a secretaria das unidades judiciárias e o advogado se comunicarem em tempo real sem a necessidade de agendar horário. O ambiente do Balcão Virtual tem características e atribuições semelhantes a um balcão físico nas dependências do tribunal, dentro do horário do expediente forense.

Compõe o sistema do Balcão Virtual tanto as ferramentas síncronas, notadamente a plataforma de videoconferência adotada pelo Tribunal ou aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp Business e Chat desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informática e Comunicação, quanto as ferramentas assíncronas, como correio eletrônico.

Audiências
Para solicitar audiência com o magistrado, o interessado deverá enviar correio eletrônico à Secretaria, indicando no título o número do processo, e no corpo da mensagem o nome completo, sua qualidade em relação ao processo e a finalidade.

Atendendo aos requisitos legais e regimentais pertinentes, a Secretaria, em até 24 horas úteis, enviará em resposta ao correio eletrônico o link da videoconferência, com a data e hora designadas.

Na hipótese em que a unidade dispor de telefone celular, a audiência poderá ser solicitada por meio de aplicativo de mensagem instantânea, como Telegram, WhatsApp ou Chat desenvolvido pela STIC.

Da Redação do Blog do Pessoa com informações do TJ-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário