quarta-feira, 25 de maio de 2022

Parnaibano destaque no resgate de pessoas da escravidão será homenageado na Câmara

Depois de ter seu trabalho reconhecido em Brasília, ao ser condecorado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, por seus relevantes serviços prestados no combate à escravidão contemporânea no País, o parnaibano Paulo Cesar Lima, mais conhecido como Paulo Curicaca, agora será agraciado em sua cidade natal. Há anos o auditor fiscal do Trabalho se dedica à árdua e perigosa tarefa de resgatar trabalhadores em situação análoga a escravidão no interior do Brasil.
O ilustre Parnaibana será homenageado pela Câmara Municipal de Parnaíba com a Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira”, por meio do Projeto de Decreto Legislativo N° 444/2022, de autoria do vereador e presidente da Casa, Carlson Pessoa (UNIÃO).
“Paulo César é uma referência nacional no combate a escravidão existente hoje no trabalho, em várias partes do nosso estado. Ele é merecedor da propositura que ora apresentamos nesta Casa”, ponderou Carlson.

Premiação nacional
Paulo Curicaca foi condecorado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal por ocasião da comemoração dos 20 anos de atuação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM). Em abril de 2013, ele foi capa da Revista Labor, anuário do Ministério Público do Trabalho, que deu destaque a algumas das façanhas do parnaibano na difícil e um tanto arriscada missão de “resgatar homens”.
À época, em entrevista à revista, ele explicou que a escravidão por dívida é a mais palpável, pois o fiscal se depara com o caderno do “gato” (aliciador) e fica sabendo quem trouxe quem e como trouxe. “É um novelo, do qual só se sabe o começo, mas não se conhece o fim. A gravidade não está na quantidade de trabalhadores escravizados, mas na violência envolvida”, relatou.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário