quarta-feira, 13 de julho de 2022

Dona Adalgisa tem número de celular clonado por criminosos

Pelo Instagram da secretária da Sedesc fez o alerta contra o crime 
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Cidadania da Prefeitura de Parnaíba, Adalgisa Moraes Souza, teve o celular clonado por criminosos que aplicam golpes na internet. Durante esta quarta-feira (13), dona Adalgisa foi surpreendida com a foto dela sendo usada com um número clonado pelos farsantes, que se utilizam da artimanha para pedir dinheiro através do Whatsapp.

Dona Adalgisa esclarece que “teve o celular clonado e que não está enviando tais mensagens para os seus contatos”. Nos últimos meses várias pessoas foram vítimas do mesmo golpe em Parnaíba.

Como evitar esse golpe e o que fazer se você foi vítima
O uso de contas falsas para enganar contatos é um tipo de golpe que se tornou bastante popular no último ano. O criminoso cria uma conta no WhatsApp com um número novo e registra como se fosse a vítima, copiando seu nome, foto de perfil e status. Depois, entra em contato com os familiares afirmando ter "trocado de número" e pedindo dinheiro emprestado, geralmente para situações com suposta urgência.

Se você for vítima desse tipo de crime, além de registrar boletim de ocorrência, a denúncia também pode ser feita diretamente para o e-mail '[email protected]'. Quanto mais informações para demonstrar a estratégia utilizada para o golpe e possível identificação de autoria, melhor.


Para se proteger o usuário também deve utilizar a confirmação de duas etapas no Whatsapp (que funciona como uma senha), além de buscar um antivírus reconhecido no mercado.

Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp:
Passo 1. Toque no menu de opções simbolizado pelos três pontinhos no canto superior da tela e selecione “Configurações”. Depois, vá em “Conta”;
Acessando as configurações de conta para ativar a verificação de duas etapas no WhatsApp — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Toque em “Confirmação em duas etapas” e escolha “Ativar”;
Ativando a confirmação em duas etapas no WhatsApp — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Ativando a confirmação em duas etapas no WhatsApp — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 3. Crie sua senha de seis dígitos e toque em “Avançar”. É preciso repetir o código duas vezes; (OBS: memorize a senha, pois esporadicamente o WhatsApp irá solicitá-la por questão de segurança).
Código de autenticação em duas etapas tem seis dígitos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Código de autenticação em duas etapas tem seis dígitos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 4. Informe um e-mail que será utilizado para recuperar o código, caso você esqueça. Digite o endereço duas vezes e prossiga no botão “Salvar”; Pronto!
É necessário cadastrar um e-mail para caso esqueça a senha da verificação em duas etapas do WhatsApp — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernande
Da redação do Blog do Pessoa com, informações do Techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário