terça-feira, 24 de outubro de 2017

Nasf: Grupo “Viva com Saúde” participa de ação dos projetos Outubro Rosa e Novembro Azul


Equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com a participação de acadêmicos do curso de Enfermagem, da Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau), saíram em campo mais uma vez na manhã desta terça-feira (24), quando fizeram uma ação educativa e recreativa de prevenção contra o câncer.

A atividade envolveu os participantes do Grupo “Viva com Saúde”, composto, em sua maioria, por pacientes da terceira idade, atendidos na Unidade Básica de Saúde “Enfermeira Samaritana Maria Santos Monteiro” – Módulo 12, no bairro Piauí.

Como o público é composto também por homens, e uma vez que o mês já está acabando, além do projeto Outubro Rosa foram trabalhados também aspectos da iniciativa Novembro Azul, que visa alertar os homens quanto à prevenção do câncer de próstata, enfermidade que tem crescido muito entre a ala masculina.

Sob a coordenação da preceptora do curso de Enfermagem da Uninassau, Ana Savina Amorim, os alunos deram orientações e aulas práticas sobre os cuidados que cada pessoa pode adotar em casa para evitar se tornar vítima da doença. Para ela, essa é uma interação benéfica para ambas as partes.

“Trazemos orientações e dicas para eles entenderem que não podemos baixar a guarda para essa doença, pois o câncer pode surgir em qualquer idade. Além disso, com essa atividade em campo, os alunos têm a possibilidade de ter experiências reais do conteúdo exposto na sala de aula”, analisou Ana.

O fisioterapeuta Gilberto Portela Silva, que juntamente com a terapeuta ocupacional Najla Azevedo, trabalha o lado motor, emocional e social do grupo, durante as aulas que acontecem duas vezes por semana, disse que as atividades físicas também atuam como um antídoto contra o surgimento do câncer.

“O organismo humano precisa ser trabalhado como um todo e nas atividades que desenvolvemos com eles focamos, além do corpo, o aspecto emocional, porque muitos já estão aposentados e precisam de uma motivação para continuarem se sentindo bem. Isso influencia diretamente na saúde física deles e, consequentemente, afastando doenças”, explicou o fisioterapeuta. Toda a ação foi acompanhada pela coordenadora do Nasf, Francisca Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário