segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Correia Lima envia carta ao governador solicitando aposentadoria

Correia Lima cumpre pena em presídio de Parnaíba Foto: Arquivo do Piauí Hoje
O ex-coronel José Viriato Correia Lima, 67 anos, enviou uma carta ao governador Wellington Dias solicitando que seja reconhecido seu direito a uma aposentadoria, pois teria contribuído tempo suficiente à previdência estadual para ter direito ao benefício.

A carta, escrita à mão, chegou ao governador recentemente, mas também já é de conhecimento de outras autoridades, como o capitão Fábio Abreu, secretário de Segurança, o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, e o coronel Carlos Augusto, deputado estadual e ex-comandante geral da PM.
Correia Lima registrou a carta nos Correios, com Aviso de Recebimento - AR, para ter garantia de que chegaria ao destinatário. Isso significa que ele foi orientado por advogado e demonstra a intenção de recorrer à Justiça para exigir o direito à aposentadoria, caso o Estado rejeite, administrativamente, a concessão do benefício solicitado.

O portal PiauiHoje.Com teve informações sobre trechos da carta, que até agora era mantida em sigilo. No documento, o Correia trata o governador com "humildade e educação" e alega querer se aposentar porque sua família passa necessidades desde que perdeu seus proventos.
Wellington Dias: caso está sendo avaliado
Rompendo o sigilo da carta, nossa reportagem procurou saber sobre o que foi decidido em relação ao pedido do ex-militar mas ninguém do governo quis falar. Porém, o próprio governador confirmou que recebeu a carta. "Ele pediu para ser tratado sobre aposentadoria. Já está sendo analisado o pedido", disse o governador Wellington Dias.

PRISÃO - O ex-coronel Correia Lima está preso desde 1999. Na época ele foi acusado de comandar o crime organizado no Piaui. Foi denunciado e condenado por vários crimes, principalmente homicídios, e recebeu penas que, somadas, passam de mais 117 anos prisão.

Durante esses mais de 20 anos que cumpre pena, o ex-coronel mantem-se fiel aos amigos que considera. Nos vários depoimentos que prestou às polícias e à Justiça ele nunca delatou nenhum e mantém guardados todos os segredos dos tempos em que era o "temido chefe do crime organizado no Piauí".

Atualmente ele está recolhido na Penitenciária Mista de Parnaíba, onde já teve o benefício de sair para trabalhar durante o dia e voltar para a cadeia à noite. Mas essa progressão de regime teria sido concedida ilegalmente por um juiz e, por isso, logo foi revogada pelo Tribunal de Justiça do Piauí.

Fonte:Piaui hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário