domingo, 3 de novembro de 2019

Mais de 120 mil de candidatos fazem provas do Enem neste domingo no Piauí

Cerca de 5,1 milhões de estudantes em todo o país farão domingo (03/11) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Piauí, mais de 120 candidatos irão fazer a prova neste primeiro dia. Os candidatos farão neste domingo as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Os portões serão abertos às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A prova começará a ser aplicada às 13h30. O término será às 19h. O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos horários locais do Enem, de acordo com os diferentes fuso-horários brasileiros.

O local de prova de cada candidato está disponível no no Cartão de Confirmação da Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante e pelo aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet. Além disso, é preciso ter uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Se a prova for respondida com qualquer caneta que não atenda a essas especificações, o candidato será eliminado.
Aqueles que precisam comprovar que fizeram a prova para justificar falta no trabalho, por exemplo, devem imprimir e levar a Declaração de Comparecimento para ser entregue ao aplicador na sala do exame. Esse documento é personalizado e está disponível também na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fornecerá comprovantes após as provas. Além disso, é aconselhável imprimir e levar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Neste ano, há uma novidade, o celular ou outro equipamento eletrônico que tocar ou emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro dentro do envelope lacrado, levará à eliminação do candidato. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas, pois alguns aparelhos tocam o alarme mesmo estando desligados.

Já dentro da sala, cada participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

O Enem continua no próximo domingo (10/11), quando os estudantes farão as provas de ciências da natureza e matemática.
Seduc mobiliza equipe para as provas do Enem. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está mobilizando todo o seu quadro de servidores para o Dia E de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro, em 32 municípios do Estado do Piauí.
A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, afirmou que o governo do Estado vem apoiando e incentivando a realização de revisões como o propósito de ampliar o conhecimento dos alunos. “A expectativa é que os estudantes tenham um melhor desempenho nas provas e que possam ingressar nas faculdades ou universidades brasileiras e até de Portugal, onde o governo português aceita as notas do Enem em diversas entidades de ensino superior”, declara a diretora.

A Seduc tem se empenhado para melhor atender os alunos. No dia da prova, várias equipes acompanharão os estudantes da rede estadual nos seguintes postos de aplicação dos Exames; Faculdade UniNassau (Redenção Sul, em frente ao HUT); Faculdade Santo Agostinho, anexo 2 (Av. Valter Alencar); Ceut (ao lado do Atlantic City), Aespi (Av. João XXIII, ao lado do Cemitério São Judas Tadeu), Uespi Norte.

Para garantir o acesso aos locais da prova, a Secretaria de Educação entregou o Passe Livre para 5 mil estudantes de Teresina que prestarão o exame. Os cartões foram entregues, com quatro passagens cada, para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da 7ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Motivação
Os alunos se sentem preparados. Foram 33 revisões em Teresina e interior do Piauí, auxiliando-os a estudarem os conteúdos das disciplinas cobradas no exame e também motivando. A maratona foi concluída com o Corujão da Vitória, com 10 horas de conteúdo e a cobertura completa dos principais itens que são cobrados no Enem

Recomendações – Entre as recomendações indicadas aos candidatos está a atenção ao que diz o edital. “É importante aos candidatos ler integralmente o edital e atentar para questões como, por exemplo, o uso obrigatório de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente na ocasião da prova. É necessário também atentar para a documentação que deve ser apresentada no dia da prova, preferencialmente, o RG original”, disse Carvalhedo.

O candidato que tiver dúvidas quanto à localização do local que fará o exame, poderá obter informações em qualquer unidade de ensino da rede. “Em todas as unidades da Seduc é possível obter instruções. Basta procurar a escola mais perto e pedir informações”, salientou.

A alimentação correta para evitar desgaste físico por conta da duração da prova e a preocupação em chegar com antecedência ao local determinado também são dicas fundamentais. “Devido à longa duração da prova, recomenda-se que os candidatos alimentem-se corretamente antes da realização do exame. Para evitar possíveis transtornos, indicamos, também, a chegada com pelo menos uma hora de antecedência ao local designado para a avaliação”, concluiu diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo.

Fonte: Com informações da Agência Brasil e da Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário