quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Coordenação da Adufpi-Parnaíba reúne-se com o Reitor em exercício da UFDPar para tratar sobre volta às aulas presenciais


Preocupados com o retorno às aulas presenciais previstas para o dia 07 de fevereiro, de acordo com calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, a coordenação regional de Parnaíba da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), representada pelos professores Osmar de Alencar Jr., João Paulo Macedo e Vicente Borges, se reuniram nesta quarta-feira, (19), com o Prof. José Natanael Fontenele de Carvalho, Reitor em exercício da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A pauta girou em torno das ações implementadas em cumprimento do Plano de Biossegurança aprovado pelo Conselho Universitário em novembro de 2021.

De acordo com o coordenador regional de Parnaíba da 
Adufpi, Osmar de Alencar Jr., o retorno às aulas presenciais requer o cumprimento dos protocolos de biossegurança previstos no Plano aprovado pela UFDPar, com medidas que orientem a organização, sinalização da entrada na instituição, adequação das salas de aula e dos laboratórios, atendimento ao público nas clínicas-escolas, cuidados com higiene pessoal, e instituição de comitês para o acompanhamento e avaliação dos procedimentos/protocolos, diante de casos suspeitos e confirmados por Covid-19, além de adoção de medidas preventivas, de testagem e contenção de transmissibilidade nas dependências do Campus, dentre outras ações preventivas.

Antes da reunião, a Coordenação Regional da 
Adufpi - Parnaíba, visitou as dependências do Campus (salas de aula, laboratórios, clínicas-escolas, banheiros, etc.), constatando poucas ações previstas no plano de biossegurança executadas.

“Verificamos que, até o momento, poucas ações do Plano de Retomada das Atividades presenciais foram realizadas e que muitas medidas para a segurança de alunos, professores e técnicos-administrativos e pessoal terceirizado, ou até mesmo para a comunidade externa que visita diariamente o Campus, não foram executadas. Precisamos de um ambiente adequado para retornar as atividades de ensino da Universidade, afinal a pandemia de Covid-19 ainda continua, inclusive em meio a mudança do cenário sanitário no Brasil nas últimas semanas com o aumento de casos positivados e internações”, comentou o coordenador da Adufpi – Regional Parnaíba.


Outro ponto importante levantado pelo Prof. Osmar de Alencar Jr., refere a Nota Técnica n.º 002/2022, aprovada pelo COE-PI/Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, que estabelece medidas de contenção à Covid-19 para o retorno/continuidade das aulas presenciais em todos os níveis educacionais. O documento estabelece em seu art. 1º, item IV, que as instituições educacionais devem solicitar o comprovante de vacinação de professores, alunos e trabalhadores, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização, pelo menos uma vez, para adentrarem nos estabelecimentos de ensino.

“A adoção dessa medida na UFDPar certamente irá fortalecer a segurança de todos em nossa Universidade, diferentemente do ocorrido na Ufpi, na data de ontem, em que prevaleceu a visão negacionista e anti-ciência da maioria dos integrantes do Conselho Universitário, ao decidirem pela não adoção da medida da obrigatoriedade da apresentação do cartão vacinal”, comentou o Prof. Osmar de Alencar Jr.

Além dos representantes da 
Adufpi  - Regional Parnaíba, também participaram da reunião junto a Reitoria da UFDPar, representantes da administração superior: prefeitura universitária, pró reitorias de administração, de ensino de graduação, de pesquisa e ensino de pós-graduação e inovação, de assuntos estudantis, além de responsáveis pela comunicação institucional e do setor de laboratórios de ensino e pesquisa do Campus.

O Reitor em exercício da UFDPar solicitou o prazo de sete dias para responder ao documento com os questionamentos apresentados pela 
Adufpi - Regional Parnaíba.

Ascom/Sariny Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário