sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

SPMIP oferecerá curso de Especialização Multiprofissional em Oncologia e Residência Médica em Saúde da Família

A direção da Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância de Parnaíba (SPMIP), reuniu médicos, gestores educacionais, prefeitos, secretários de saúde, além de demais autoridades políticas e da imprensa para a apresentação do Plano de Ação em Oncologia para o ano de 2022. Concomitantemente ocorreu o lançamento da Residência Médica em Saúde da Família e Especialização em Oncologia, ambas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e ofertadas pela SPMIP.

O evento foi realizado no auditório da SPMIP, sob a direção do presidente da instituição e da Confederação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Brasil (CMB), Mirocles Veras, além do diretor técnico da SPMIP, Edgar Veras, do diretor clínico, Samuel Darcy e do diretor administrativo financeiro, Mirocles Veras Alencar.

Assista ao vídeo:

Também se fizeram presentes o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), a gerente de Serviços de laboratório da SPMIP, Simone Cardoso, representando a secretária de Saúde de Parnaíba, Socorro Candeira, a prefeita de Ilha Grande do Piauí, Marina Brito (Progressistas), o prefeito de Caxingó, Magnum Cardoso (Progressistas), a vice-prefeita de Cajueiro da Praia, Nathalia Régia (Republicanos), a secretária de Saúde de Cajueiro da Praia, Joara Mendes, a assistente social de Luiz Correia, Jackeline Marcela, a secretária de saúde de Bom Princípio do Piauí, Naiara Carvalho, a secretária de Saúde de Joaquim Pires, Joseane Albuquerque, a representante de Cocal dos Alves, Conceição Brito, o coordenador da Ancologia do Hospital Marques Basto, Glauto Tuquarre de Melo do Nascimento, o médico oncologista do Hospital Marques Basto, Nereu Bastos Costa, o vice-reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), José Natanael Fontenele de Carvalho, a coordenadora da Uninassau, Rosany Correia, representando a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Joelson dos Santos, o diretor-geral do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP), José Francisco Pereira, representando o Instituto Federal do Piauí (Ifpi), Luís Fernando, diretora do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), Marisa Corrêa, o coordenador das Residências Médicas do Heda, Dr. João Maria Corrêa e o coordenador da Residência Médica da SPMIP, Mauro Mendes Pinheiro Machado.

Com foco no tratamento contra o câncer, Mirocles Veras disse que serão executadas diversas ações e campanhas voltadas ao diagnóstico preventivo para que, juntamente com as prefeituras, seja possível diagnosticar os pacientes com antecedência para que eles possam entrar na rede e a partir daí, terem o tratamento imediato tanto da quimioterapia, como nas cirurgias e no atendimento clínico.
“Apresentamos o plano oncológico referente ao ano de 2022 para a região da Planície Litorânea. Este é um trabalho de suma importância para conseguirmos salvar vidas. Também estamos lançando a Residência Médica em Saúde da Família, a fim de auxiliar os Prontos Socorros Municipais, os PSFs. Em relação a Especialização em Oncologia, estaremos levando profissionais qualificados para as nossas cidades vizinhas para que lá mesmo esses trabalhadores estejam aptos a identificarem um paciente oncológico, possibilitando assim o tratamento precoce tão almejado e necessário.Estamos oferecendo esses serviços de forma gratuita através do SUS, sem nenhum custo para os municípios e eles têm esse interesse em firmar parceria com o Hospital Marques Bastos. Dessa forma, as prefeituras não terão mais que enviar seus pacientes para Teresina e sim para Parnaíba. Quero anunciar também que ainda neste semestre será lançada a licitação para a realização de radioterapia no Hospital e Maternidade Marques Basto, fechando assim o ciclo oncológico em nossa região”, destacou Mirocles.


Seguindo a linha de raciocínio de Mirocles Veras, Nereu bastos ressaltou que, em virtude de o tratamento de um paciente com câncer ser longo e por vezes desgastante, oferecer a possibilidade de a pessoa se tratar por completo em Parnaíba trará inúmeros benefícios, conforto e alívio não somente para o enferno, mas também para os familiares.

“Nossa meta é que esta área cresça cada vez mais em Parnaíba, trazendo sempre o melhor tratamento para o nosso paciente”, afirmou.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa, classificou o evento como um marco não somente para Parnaíba, mas também para toda a região Norte do Piauí.

“Vamos avançar muito, lembrando que já somos referência na saúde na região litorânea. O trabalho que o Dr. Mirocles Veras, juntamente com sua equipe da SPMIP, é de tremenda importância, com a ampliação de um serviço extremamente importante, que é a oncologia”, destacou o presidente da Câmara.

Especialização Lato Sensu Multiprofissional em Oncologia
O curso contará com 13 disciplinas, sendo ofertado pela UNIFSA em parceria com o Hospital e Maternidade Marques Bastos, com duração de 12 meses Modalidade EAD (Ensino à Distância).
  

Conforme esclareceu o coordenador do curso, Glauto Tuquarre, a instituição não tem como objetivo o lucro, sendo que o foco é capacitar os profissionais que residem nos municípios da Microrregião de Parnaíba, e assim colaborar com a Rede de Oncologia.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem ser portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e que preencham os requisitos exigidos no edital do processo seletivo. Em breve o edital e formulário de inscrição estarão disponíveis no site do hospital: http://www.spmip.org.br/.

O curso tem como público alvo nutricionista, enfermeiro, dentista, profissional de educação física, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, biomédico e médico, sendo que os alunos acompanharão o fluxo de funcionamento do Serviço de Oncologia Hospital Marques Basto.

Residência Médica em Saúde da Família
A residência médica em Saúde da Família beneficiará toda a região, oportunizando qualificação médica na área. O edital e inscrição já estão disponíveis no site através do endereço: http://www.spmip.org.br/inscricoes-residencia

Por Luzia Paula, com fotos e vídeo de Gleitowney Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário