domingo, 12 de fevereiro de 2023

Ibama apreende 13 mil metros de rede de pesca no rio Parnaíba; piracema encerra em março

 A pesca está proibida por conta do período da piracema, que é a época da reprodução dos peixes, que vai de novembro a março na região. Multa ambiental pode chegar a R$ 1.080.

Ibama apreende 13 mil metros de rede de pesca no rio Parnaíba; período de reprodução de peixes encerra em março — Foto: Ibama

Os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) apreenderam, ao todo, mais de 13 mil metros de redes de pesca na bacia do Rio Parnaíba. A pesca está proibida por conta do período da piracema, de reprodução dos peixes, que vai de novembro a março na região.

As redes foram apreendidas em duas operações, executadas em dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, policiais do Batalhão Ambiental e do Corpo de Bombeiros.

Os fiscais ambientais percorreram mais de 1 mil km no Rio Parnaíba, entre as cidades de Santa Filomena, no sul do estado, até Joaquim Pires, no Norte.

Ibama apreende 13 mil metros de rede de pesca no rio Parnaíba; período de reprodução de peixes encerra em março — Foto: Ibama

No ato da fiscalização, uma pessoa foi autuada e a multa ambiental no valor de R$ 1.080.

Piracema

Ibama apreende 13 mil metros de rede de pesca no rio Parnaíba; período de reprodução de peixes encerra em março — Foto: reprodução/TG

Piracema significa “a subida dos peixes”. É um período em que os cardumes nadam contra a correnteza, para realizar a desova. Em 1967 foi criado o Código de Pesca, entre as medidas, uma das mais importantes foi a determinação de um período de defeso para proteger os peixes nativos nesse momento de vulnerabilidade.

Segundo o Ibama, a pesca durante o período de reprodução dos peixes prejudica todo o ciclo de reprodução, e consequentemente, a produção anual e o desenvolvimento das espécies. As redes prejudicam a movimentação dos peixes, porque precisam subir o leito do rio para o completar o ciclo da reprodução.

Salto de peixes no Rio Piracicaba durante piracema, no final de janeiro de 2021 — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
“Mesmo com todo o trabalho da Educação Ambiental realizado de forma preventiva, pessoas insistem na pesca irregular no período da piracema. 13 mil metros de rede ilegal é um número significativo, mas a ação de recolher esse material possibilita a continuada do ciclo dos peixes", comentou o superintendente Substituto do Ibama no Piauí, Rômulo Pedrosa.

Por g1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário