quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Greve dos funcionários dos Correios em Parnaíba já dura mais de uma semana


Centro de Distribuição dos Correios da rua
Caramuru, no bairro Pindorama
A greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT (Correios), das agências de Parnaíba, PI, assim como em boa parte do Brasil, já dura mais de uma semana. Com aproximadamente 90% dos funcionários de braços cruzados, estão afetados os serviços dentro das agências, que estão funcionando com o efetivo baixíssimo. As entregas também foram afetadas, sendo que apenas as encomendas via Sedex e alguns PAC estão sendo despachados. Ou seja, enquanto a greve permanecer, quem precisar enviar ou receber outras postagens e encomendas como cartão de banco, ou compras feitas pela Internet, por exemplo, pode esquecer. “Fiz um cartão no banco e não sei que vou receber, o jeito é esperar”, disse o pintor Cláudio Araújo.

Na Agência de Distribuição da rua Caramuru, no bairro Pindorama, os trabalhos se acumulam e um número reduzido de servidores se vira para conseguir entregar as encomendas. Já na Agência AGF Capital do Delta, situada na Avenida Pinheiro Machado, cujo os serviços passaram a ser franqueados, os trabalhos seguem normalmente. Lá é possível fazer serviços postais simples, como envio de cartas e encomendas via PAC e Sedex.
Com baixo efetivo trabalhando, encomendas se acumulam
no Centro de Distribuição e Triagem

Desde a semana passada aderiram a greve os municípios e Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Brasília (DF), Campinas (SP), Ceará, Espírito Santo, Goiás, Juiz de Fora (MG), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Ribeirão Preto (SP), Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Maria (RS), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sergipe, Santa Catarina, Uberaba (MG) e Vale do Paraíba (SP). Hoje pela manhã (27), todo o Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, também se uniram ao manifesto.

Os funcionários dos Correios reivindicam reajuste salarial e manutenção dos benefícios como plano de saúde e ticket alimentação que de acordo com a categoria, estão sob a ameaça de serem extintos. Hoje pela manhã um grupo se dirigiu até Teresina a fim de participarem de uma assembleia estadual para debaterem o assunto.


Por Luzia Paula / O Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário