domingo, 16 de outubro de 2022

No Piauí, Bolsonaro diz esperar ter 70 milhões de votos no 2º turno

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (15.out.2022), em ato de campanha em Teresina (PI), que espera ter “no mínimo 70 milhões” de votos no 2º turno. No 1º turno, em nível nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 48,43% dos votos válidos (57.259.504 votos) e Bolsonaro 43,20% (51.072.345 votos).

“Em 2018, tive 58 milhões de pessoas que acreditaram em mim. Eu tenho certeza que podemos chegar a no mínimo a 70 milhões agora. Cada um de vocês, por vezes, dentro da própria família, junto ao vizinho, com colega de futebol, dá para conquistar esse voto para nós”, disse Bolsonaro em comício no Piauí.

No Estado, o chefe do Executivo teve seu pior desempenho com 19,9% dos votos válidos (406.897 votos), enquanto conquistou 74,25% (1.518.008 votos). No total, o atual presidente saiu vitorioso em 13 unidades da Federação. Lula venceu em 14 Estados, incluindo todos do Nordeste.

No comício, Bolsonaro negou que o preço da gasolina sofrerá aumentos depois das eleições e repetiu que manterá o benefício do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 em 2023, caso seja reeleito.

“Hoje nós temos uma das gasolinas mais baratas do mundo e esse preço vai continuar porque está definido em lei federal. Dizer que vai aumentar depois das eleições é mais uma mentira do PT”, disse.

Em seu discurso, o chefe do Executivo voltou a chamar Lula de “ladrão” e repetiu críticas a empresas de pesquisa, que indicam o petista em 1º lugar nas intenções de voto. “Não acredite em instituto de pesquisa. Peço a vocês todos compareçam às urnas no dia 30 de outubro. Levem o pai e o avô idoso para votar”, disse.

Em Teresina, Bolsonaro estava acompanhado de aliados, entre eles o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), que é um dos coordenadores de sua campanha pela reeleição. Senador licenciado pelo Piauí, Ciro afirmou que o pleito deste ano é o mais “importante” de sua vida e reafirmou a aliança com Bolsonaro.

“Essa é a eleição mais importante da minha vida. O meu Estado, nosso amado Piauí, há 20 anos é enganado, nós somos aqui vítimas de um esquema criminoso comandado pelo Partido dos Trabalhadores […] Eu estarei até o fim dos meus dias ao lado do capitão Bolsonaro”, disse.

O ato de campanha foi realizado Centro de Convenções Atlantic City Eventos. Antes do comício, apoiadores rezaram um Pai Nosso, oração cristã, em homenagem ao presidente. Na chegada e saída do local, Bolsonaro fez passeio em cima da carroceria de uma caminhonete, acompanhado de seguranças.

Portal Poder360 – www.poder360.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário