sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Turista sofre grave acidente no litoral e prefeitura de Cajueiro faz esclarecimento

 Uma turista de Santa Catarina sofreu um grave acidente no último domingo (23) quando praticava kitesurf na praia de Barrinha, localizada no município de Cajueiro da Praia, litoral do estado.

A catarinense de 40 anos foi socorrida no local e encaminhada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba.

De acordo com testemunhas, a turista teria se chocado contra um pedaço de madeira durante a prática esportiva e sofrido hemorragia. Segundo informações obtidas pelo Cidadeverde.com, exames apontaram politraumatismo da paciente, que segue internada na unidade acompanhada por familiares. Seu quadro de saúde é estável.

Demora no atendimento
Segundo testemunhas que estavam no local no momento do acidente, houve demora e negligência no resgate da turista. Além da dificuldade de contactar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a ambulância teria chegado à praia sem um médico, que se deslocou posteriormente em um veículo da Secretaria Municipal de Saúde.

A coordenadora da vigilância em saúde do município, Monique Aquino disse ao Cidadeverde.com que estava no pronto atendimento quando soube do acidente com a turista catarinense através de um grupo da Secretaria Municipal de Saúde em um aplicativo de mensagens, ocasião em que contactou a equipe doSamu.

“Não tínhamos muitas informações, apenas que se tratava de uma paciente estrangeira que tinha sofrido acidente de kite e estava desacordada. Quando a telefonista atendeu, me disse que recebeu várias ligações antes da minha, outras pessoas já haviam tentado solicitar o serviço, mas as ligações caíram, acredito que esse foi o motivo da demora em conseguir a liberação da ambulância”, destacou a gestora.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajueiro da Praia enfatizou que todos os protocolos foram cumpridos no atendimento da turista catarinense, mas que a falta de informações para a central de regulação do 
Samu pode ter atrasado o resgate. O órgão também lamentou o que considera “desinformação” sobre o caso.

Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde de Cajueiro da Praia-PI vem a público esclarecer o ocorrido no dia 23 de outubro de 2022, em relação ao acidente envolvendo paciente que foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (
Samu), de Cajueiro da Praia-PI.

Para que o serviço 
Samu seja acionado, é necessário que alguém que esteja próximo à vítima ligue e passe as informações para central de regulação do serviço, o que não ocorreu na situação citada, resultando na demora no atendimento da vítima, conforme controle das chamadas presentes na sede Samu em Cajueiro da Praia-PI.

Chegando ao conhecimento da equipe plantonista que havia ocorrido um acidente, estes entraram em contato com o serviço 
Samu, que liberou a viatura, podendo assim prestar assistência à vítima. Mas a equipe de Cajueiro da Praia já se encontrava no local.

Seguindo protocolos próprios do serviço móvel de urgência, os socorristas não podem obedecer comandos de outros médicos, a não ser o regulador , daí o fato do médico plantonista de Cajueiro ter intercedido apenas com XABCDE do trauma, não interferindo na conduta do médico regulador do 
Samu.

A unidade de suporte básico do município é uma ambulância nova e equipada com condutor socorrista e técnico em enfermagem treinados capacitados, onde os mesmos seguem protocolos de atendimento.

Na ocasião o médico plantonista do pronto atendimento se disponibilizou a dar suporte a equipe, mesmo não sendo obrigado a ir ao local do ocorrido, pois a ambulância do 
Samu já tinha sido acionada. Ainda assim, chegando ao local do acidente o Médico fez o XABCDE do trauma e a equipe do SAMU deu continuidade ao atendimento da vítima que foi direcionada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.

A Secretaria de Saúde de Cajueiro da Praia repudia comentários levianos, visando apenas aspectos políticos e que buscam trazer pânico e desinformação à população do município e do Estado.

Breno Moreno

[email protected]

Nenhum comentário:

Postar um comentário