domingo, 16 de agosto de 2020

MIX Mateus proíbe a entrada de criança de 1 ano sem uso da máscara

O relato foi feito pela da jornalista Vanessa Bandeira
O relato foi feito pela da jornalista Vanessa Bandeira

É evidente que o uso de máscara é indispensável diante do que estamos passando,. Entretanto, uma criança de 1 ano não tem o discernimento para entender que precisa usá-la e este foi o motivo pelo o qual fui barrada no supermercado MIX MATEUS ATACAREJO e diante da situação, consequentemente, me senti constrangida.

Na noite deste sábado (15/08) , por volta das 18h , me desloquei até o supermercado MIX MATEUS ATACAREJO na cidade de Parnaíba com o intuito de comprar fraldas e leite, mas ao chegar na porta fui informada que não poderia entrar ao supermercado com minha filha (1 ano) que estava sem a máscara. Pedi que chamasse o gerente ou responsável, mas somente depois de muita insistência por minha parte me repassaram a informação que ele estaria em reunião.

Fiquei por alguns minutos argumentando que criança nesta idade não se pode usar máscara. Toda aquela situação já foi constrangedora, imagine como foi depois de um segurança chegar e ficar ali, me senti como uma criminosa ou algo do tipo.


Acabei indo em direção ao meu carro e avistei um outro funcionário onde questionei novamente pelo gerente. Ele perguntou o que havia acontecido e relatei: "Não tenho com quem deixar minha filha e vim aqui comprar leite e fralda, porém fui barrada". Logo em seguida ele disse: Vou liberar sua entrada!

Acoontece que eu já estava muito nervosa e me tremendo por causa do constrangimento e tudo que eu mais queria era sair logo dali. Pedi apenas que se ele pudesse solicitar alguém para trazer a lata de leite e o pacote de fralda até o caixa que eu pagaria e iria embora. E assim foi feito!

Lei n°14.019 de 02 de julho de 2020
No Artigo 3°§ 7º do decreto do Estado do Piauí sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, lê-se que o uso do equipamento será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital, bem como no caso de crianças com menos de 3 (três) anos de idade.

O supermercado MIX MATEUS deveria ter o preparo para lidar com estes casos específicos. Lembrando que em nenhum momento foi facilitado meu acesso ao gerente para possível acordo ou solução. Eu, Vanessa, que saí procurando formas de solucionar o problema porque queria comprar o leite e as fraldas e retornar para casa com minha filha.

Por Vanessa Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário