terça-feira, 4 de outubro de 2016

A vitória sobre o preconceito: Miss Brasil 2016 é negra e filha de doméstica

Moradora de Umuarama (PR) é a 2ª negra a vencer concurso de beleza. Rosineide Santana conta que filha batalhou para superar o preconceito.
(Imagem: Divulgação)
Irmã mais velha de uma família com cinco filhos, jovem trabalhadora, negra e filha de uma empregada doméstica. A Miss Brasil 2016 Raissa Santana, de Umuarama, no noroeste do Paraná, é o orgulho da mãe Rosineide Oliveira Santana.

“A Raissa é um exemplo de luta. Algumas vezes, ela ficou triste e desanimada porque o preconceito ainda é muito presente na nossa sociedade. Alguns comentários sobre a pele dela e sobre onde nós morávamos a deixaram muito triste, mas ela batalhou e venceu. Ela é maravilhosa”, diz.

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)
Raissa nasceu na Bahia e quando ainda era criança mudou com a mãe e a família para o noroeste do Paraná. A menina cresceu, cuidava dos irmãos enquanto a mãe trabalhava, e depois começou a trabalhar para ajudar em casa. Aos 21 anos, foi escolhida a jovem mais bonita do país.

“Minha filha é uma negra linda, sempre muito batalhadora e humilde. Logo depois de ser descoberta se dedicou muito. Quando começou a participar de concursos algumas pessoas diziam que ela não podia ser miss porque ela morava na favela. Um preconceito sem cabimento. Agora ela mostrou o quanto pode. Para conquistar um sonho não há limite”, relata a mãe da Miss Brasil.

Antes de ser Miss Umuarama e Miss Paraná 2016, Raíssa participou do Miss Teen Umuarama em 2012, com 17 anos. Não ganhou o concurso, no entanto foi a primeira princesa. Logo depois, foi a primeira princesa da ExpoUmuarama em 2013. Uma carreira que no início deixou a mãe Rosineide preocupada.
(Imagem: Divulgação)
PUBLICIDADE
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)
“No começo tive um pouco de resistência, fiquei preocupada porque não queria ver a minha filha sofrendo. Então, aos poucos fui mudando de ideia, vi que era isso que ela queria, me convenci. Hoje, ela é Miss Brasil. A família está muito orgulhosa dela”, ressalta a mãe da miss.

Raissa é a segunda negra a ser eleita Miss Brasil, a primeira foi a gaúcha Deise Nunes, em 1986. A Miss Brasil 2016 tem 1,75 metro, é estudante de marketing. Raissa acompanhou o anúncio final da disputa com Danielle Marion, Miss Rio Grande do Norte, a segunda colocada. Deise D’anne, Miss Maranhão, também negra, ficou em terceiro lugar.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário