segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Mergulhado em histórias de corrupção, PT perde mais da metade das prefeituras espalhadas pelo País

Das 630 prefeituras, partido elegeu apenas 265 nesse primeiro turno. Lava Jato e impeachment contribuíram para a derrota.

Um dos fatos importantes dessa eleição foi o encolhimento do PT, o partido que mais encolheu. Das capitais, o PT ficou só com Rio Branco, está no segundo turno mais em Recife, apenas, e perdeu, de um modo geral, mais da metade das prefeituras pelo Brasil.

O PT tinha 630 prefeituras e agora, no primeiro turno, elegeu apenas 256 prefeitos. Cientistas políticos acham que a Lava Jato e o impeachment da presidente Dilma contribuíram para a derrocada do Partido dos Trabalhadores.

(Infográfico elaborado pelo G1 mostra a regressão do PT)
Foi uma eleição rápida, com menos tempo de campanha e também limpa. Nas ruas, ao contrário do que se via antes, quase não tinha cartaz espalhado pelas cidades, mas a principal mudança que este primeiro turno revelou foi no cenário político. Dos grandes partidos, o PT foi o que mais perdeu, tanto em número de votos quanto de prefeitos já eleitos.

O partido foi muito mal nos três maiores colégios eleitorais do país. Em São Paulo, pela primeira vez, ficou fora do segundo turno, e em Minas e no Rio de Janeiro, também está fora da disputa. Só conseguiu vencer na capital do Acre e vai disputar o segundo turno no Recife.

Baixa também em Parnaíba, PI
Prefeito eleito Mão Santa, ao lado da
esposa Adalgisa após vitória
Parnaíba também foi um dos municípios brasileiros que disse não ao PT nas urnas. O atual prefeito Florentino Neto (PT) foi derrotado pelo ex-governador Mão Santa (SD). Mesmo com um blocão de 19 partidos e com 15 vereadores contra a 1 na Câmara, o candidato petista não conseguiu alcançar o adversário, ficando com 34.462 votos, levando o percentual de 44,09% dos votos válidos.


Já Mão Santa, tendo a aliança de apenas 1 partido (PSL), o apoio também de somente 1 partido (PPS) e de um único vereador (Carlson Pessoa), não foi detido pelo poderio do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito com 35.585 votos, correspondendo a 45,53% dos votos válidos.

Do G1. Edição, Luzia Paula / O Piauí.

PUBLICIDADE






Nenhum comentário:

Postar um comentário