segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Convênio entre prefeitura e Santa Casa possibilitará a realização de cirurgias em Parnaíba

O prefeito Mão Santa assinou na manhã desta sexta-feira (20), um convênio entre a Prefeitura de Parnaíba e a Santa Casa de Misericórdia que possibilitará a realização de cirurgias na cidade. Dessa forma, os parnaibanos que até então tinham como única opção se deslocar para Teresina, poderão ser atendidos aqui mesmo. Atualmente, até pequenos procedimentos como, por exemplo, cirurgia de fimose, são encaminhados para a capital.

O prefeito, que ao longo de 50 anos se consolidou como um dos médicos mais reconhecidos na região, disse que o plano é transformar Parnaíba em um polo de desenvolvimento e referência em saúde pública. Ele criticou o que chamou de “encolhimento da saúde parnaibana”, ao lembrar que anteriormente mais pacientes eram atendidos e existiam mais vagas nos leitos do Pronto Socorro Municipal, frisou também que, para os médicos da época, a possibilidade de um doente se tratar em Teresina era tida com uma grave ofensa para os profissionais.

“É inadmissível enviarmos pacientes para realizarem uma simples cirurgia de fimose na capital. Aqui em Parnaíba temos médicos muito competentes, os melhores do Piauí e agora eles aplicarão suas habilidades aqui mesmo, em prol do nosso povo”, disse o prefeito.


As cirurgias serão feitas nas áreas de endoscopia e urologia. De acordo com o secretário de Saúde, Valdir Aragão, foi colocada uma equipe completa à disposição da Santa Casa, sendo dois cirurgiões, um na área urológica e outro em cirurgia geral, além de um anestesista e demais profissionais. “Esse é um marco na saúde de Parnaíba. Recebemos muitos pacientes também do interior dos estados do Ceará e Maranhão, mas ainda tínhamos uma limitação na área cirúrgica. Estamos com o acúmulo de cirurgias até agosto. Estamos planejando um mutirão de cirurgias de hérnia, vesícula, assim como o governo federal tem feito”, adiantou o médico.
As cirurgias de urologia serão feitas pelo especialista na área, Adegildes Araújo e as operações gerais, pelo médico Paulo Augusto. Araújo disse que agora o sofrimento de muitas pessoas será amenizado. “Com esse apoio do prefeito Mão Santa vamos acabar com o sofrimento das pessoas que precisam se deslocar para Teresina por qualquer motivo médico. Vamos fazer até cirurgias grandes, como de próstata, aqui em Parnaíba”, garantiu o urologista.
A meta é que cada médico realize cinco cirurgias por semana, totalizando 40 ao mês.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário