sexta-feira, 15 de junho de 2018

Professores da Escola Integrada receberão curso de primeiros socorros do Ecapse

Diretora Márcia Fernandes, Carlson Pessoa, Ilma Barbosa
e Dra. Renata Beltrão
O Curso de Capacitação em Primeiros Socorros para Escolas, realizado primeiramente em escolas municipais de Parnaíba, agora chega a rede particular. Ontem à tarde (14), a médica infectologista Renata Beltrão, acompanhada do vereador Carlson Pessoa (PPS) e da estudante de Medicina Laísa Aguiar, participou de uma reunião na Escola Integrada Deputado Moraes Souza com a diretora Márcia Fernandes e com a funcionária da educação continuada, Ilma Barbosa, quando proposta foi apresentada. O projeto foi aprovado e deverá ser executado em agosto.

Esta é uma iniciativa do Curso de Especialização Equipe de Capacitação em Primeiros Socorros para Escolas (Ecapse), da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), mediante parceria entre colégios públicos e particulares a fim de treinar os professores para que eles saibam como socorrer os alunos em possíveis acidentes ou situações de risco. De acordo com a diretora Márcia, o curso possibilitará maior segurança para toda a comunidade escolar.


“Nossos docentes estarão mais preparados para agirem em situação de risco, caso nossos alunos necessitem, e com isso, estaremos resguardando a segurança de toda a comunidade escolar”, enfatizou Márcia.
Vereador Carlson Pessoa vem intermediando a parceria
das escolas com o programa dos médicos
As oficinas são realizadas na forma teórico-prática por acadêmicos do 2° ao 8° período do curso de Medicina da Ufpi sob a supervisão dos médicos Renata Beltrão, Laise Cajubá e Thiago Almendra. Conforme explicou a médica Renata Beltrão, os futuros médicos recebem orientações prévias antes do curso. A carga horária é de 8 horas, divididas nos turnos manhã e tarde.

Entre os conteúdos estudados, os professores que participarem do curso aprenderão sobre os seguintes temas: choque elétrico, queimaduras, parada cardiorrespiratória, convulsão, febre, sangramento nasal, ferimentos e fraturas, trauma ocular e desmaios. Para os docentes que lecionam na educação infantil, ainda serão dadas dicas e orientações sobre como agir em caso de avulsão dental e engasgo. Já para a turma que trabalha com os maiores, são inclusos conteúdos sobre intoxicação por substâncias lícitas e ilícitas.

Por Luzia Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário