domingo, 12 de dezembro de 2021

Risco de desabamento: Governo decreta emergência no Monumento do Jenipapo

O Governo do Piauí decretou a situação de emergência no Monumento da Batalha do Jenipapo, na cidade de Campo Maior (83) km de Teresina, após serem constatados graves danos na estrutura do local, provocando o risco de possíveis desabamentos. Além deste, mais dois locais no Piauí foram registrados com a mesma situação: o Terminal Turístico de Floriano e o prédio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), na cidade de Piracuruca. As medidas foram publicadas na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (10).

A decisão aponta que após a vistoria no Monumento do Jenipapo, foi constatado o iminente risco de desabamento e outras consequências da natureza que podem causar transtornos às pessoas que ali frequentam, além do dano ao patrimônio público irreversível.

“O monumento Batalha do Jenipapo necessita de intervenção urgente, já que pode causar desabamento, principalmente nas áreas utilizadas (danos materiais e humanos). O tratar-se de imóvel cujo teor arquitetônico releva a importância da memória cultural para a preservação do patrimônio estadual”, diz trecho do decreto.

No Terminal Turístico de Floriano e no antigo prédio da Sasc de Piracuruca, também foi encontrado estruturas com a mesma situação, havendo a necessidade urgente de adoção das medidas necessárias à restauração dos pontos culturais.

As vistorias foram realizadas pela Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (Secult). Ambos os decretos, assinados pelo governador Wellington Dias (PT), já entraram em vigor com a vigência de 90 dias, sendo prorrogáveis pelo prazo legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário