terça-feira, 19 de abril de 2022

Chuvas intensas devem atingir todo o Piauí; Inmet emite alertas


O Piauí está em situação de alerta para fortes chuvas que cobrem todo o estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas que vigoram até a manhã desta terça-feira (19).

O aviso de perigo (alerta laranja), com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), está previsto para atingir as regiões Norte, Centro-Norte e Sudoeste do Piauí. Municípios como Luís Correia, Parnaíba, Teresina, Esperantina, Barras e Gilbués devem ser atingidos.

Já o aviso de perigo potencial (alerta amarelo) cobre os demais municípios da região Centro-Norte, bem como outros localizados nas regiões Sudeste e Sudoeste, a exemplo de Oeiras, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Corrente. Nesses municípios, a chuva deve atingir volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

O INMET alerta que em caso de rajadas de vento, deve-se evitar abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também recomenda que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda devido aos fortes ventos que podem provocar acidentes com essas estruturas. Se possível, deve-se desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de emergência, procurar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nenhum comentário:

Postar um comentário