sexta-feira, 1 de abril de 2022

Roger Jacob será agraciado na Câmara com o Título de Cidadania Parnaibana

Roger Jacob
O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Piauí (Senai - PI), Roger Jacob, será agraciado na Câmara Municipal de Parnaíba com o Título de Cidadania Parnaibana por seus relevantes serviços prestados ao município. A propositura que concederá honraria é de autoria do vereador David Soares (Progressistas), por intermédio do Projeto de Lei Nº 18/2022, aprovado em definitivo na sessão ordinária desta quarta-feira (30). 

Neto do lendário empresário e comerciante francês Roland Gabriel Jacob (que chegou a Parnaíba em 1921 e deu nome a Escola Municipal Roland Jacob), Roger de Carvalho Correia Jacob desde pequeno passou a manifestar interesse pelos projetos educativos, sociais e humanitários desenvolvidos pela família Jacob. Para entender um pouco da história, primeiramente é preciso voltar no tempo, mais precisamente no ano de 1938, quando o até então Lactário, transformou-se no Posto de Puericultura Suzanne Jacob (PPSJ), sob a direção do pioneiro Roland Jacob. O objetivo era distribuir leite de vaca para crianças carentes de Parnaíba, especificamente dos bairros Nossa Senhora do Carmo, São José e Ilha Grande de Santa Isabel.
Autor da propositura, vereador David Soares

Após o falecimento do avô e apaixonado pelas causas sociais nas quais desde criança ele via os avôs e os pais envolvidos, Roger Jacob, juntamente com a esposa Luana Pires Rebelo Araújo, deram continuidade às atividades do PPSJ. Roger conta que até o ano de 1998 as ações da entidade estavam voltadas basicamente para a nutrição de crianças, além de apoio às famílias. No entanto, com o passar do tempo, eles perceberam que era preciso ser feito algo além das doações a fim de romper o ciclo da pobreza e levar as crianças assistidas a se qualificarem e conquistarem autonomia. Foi então que a instituição que antigamente se dedicava apenas a caridade, se especializou, evoluiu e atualmente eles praticam a proteção básica sem esquecer que a caridade é fundamental neste processo. O PPSJ cresceu tanto que por vários anos teve parceria com o projeto Criança Esperança, e também com outras instituições de renome como Fundação Kellogg e Fundação Bernard van Leer. Essas e tantas outras iniciativas sempre foram possíveis mediante persistente esforço de Roger e sua família a fim de proporcionar melhores condições de vida para as crianças da cidade. Vale destacar que o PPSJ não recebe nenhum recurso do governo.

Biografia
Natural do Rio de Janeiro, RJ, Roger de Carvalho Correia Jacob é filho de Marc Théophile Jacob e Ileni de Carvalho Correia. É casado com Luana Pires Rebelo Araújo e pai de Natan Theophile e Nicole Marie. Possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), além de Especialização em Política e Estratégia de Defesa, pela Escola Superior de Guerra.
Roger ao lado pai, Marc Théophile Jacob e da esposa, Luana Pires Rebelo Araújo, no Posto de Puericultura Suzanne Jacob , idealizado e mantido pela família
Foi diretor comercial da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba (ZPE); presidente da Casa Marc Jacob S.A.; diretor administrativo financeiro da Indústria PVP S.A; secretário de Educação do Município de Parnaíba; superintendente da Representação do Estado do Piauí no Distrito Federal; diretor geral Pro Bono do Posto de Puericultura Suzanne Jacob (PPSJ); atuou no Conselho Curador da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa; no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema - Piauí); no Comitê de Compliance do Sebrae Piauí; no Conselho Técnico da Indústria de Defesa e Segurança da Confederação Nacional da Indústria (Condefesa - CNI); no Grupo de Análise da Conjuntura Internacional em Defesa, Segurança e Inteligência do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo; do Grupo de Apoio da Diretoria Provisória do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba; foi presidente do Sindicato da Indústria Química e Farmacêutica do Estado do Piauí, secretário da Associação Comercial de Parnaíba (ACP) e presidente da Comissão Organizadora da V Conferência das Cidades, além de ter ministrado diversas Aulas Magnas, Palestras e Audiências Públicas em Parnaíba Cajueiro da Praia, Pernambuco e Ceará.



Entre as honrarias já recebidas, Roger Jacob detém a Medalha do Mérito Municipal de Parnaíba, Medalha de Amigo da Marinha, Medalha do Mérito do Tiro de Guerra e Título de Cidadania do Município de Cocal, Piauí. Desde abril de 2021 ele exerce a função de diretor regional do Senai - PI.

Sobre a família Jacob
Luana e Roger com os filhos, Natan Theophile e Nicole Marie, no PPSJ. Conhecimento e dedicação pela causa humanitária em Parnaíba repassada de geração em geração

Os Jacob são provenientes de Schalbach, na região da Alsácia-Lorena, que fazia parte da França e que em 1872 passou ao domínio da Alemanha. Por volta de 1885, Marc Desiré Jacob, tio-bisavô de Roger de Carvalho Correia Jacob e de Roberto Théophile Jacob, instalou em Parnaíba a Casa Marc Jacob, que se tornaria de enorme importância comercial e econômica para o município e para o Estado do Piauí. Em 1921 chegou a Parnaíba Roland Gabriel Jacob, sobrinho de Marc Jacob, que herdou o patrimônio do tio e o consolidou.  

Ascom / CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário