terça-feira, 20 de setembro de 2016

Em áudio, Nelito Marques chama candidata a Miss Piauí de 'negrinha'

Em Teresina, onde ocorreu o Miss Piauí neste mês de setembro, algo inusitado veio à tona, no pós-desfile. Um áudio – disponibilizado logo abaixo, em que o eterno organizador do evento, Nelito Marques, estaria a orientar uma das candidatas a como se portar até a vitória. Uma vitória dada como certa e supostamente confabulada, conforme se extraí da fala. Num dos conselhos dados, ele sugere que a interlocutora elogie algumas das candidatas, “menos a negrinha”, em suposta alusão à Miss Esperantina, que vem a ser Kayra Nascimento.

Há uma grande diferença nos termos referentes a cor, entre eles negro, ‘neguinha’, ‘neguinho’, ‘preto’, ‘negrinha’... onde há a pesar o contexto, a relação de proximidade e o tom pejorativo. Nelito não era próximo de Kayra, embora tenha ido em sua residência para tratar de assuntos questionáveis.
Kayra Nascimento: a possível vítima... citada no áudio
Neste dia, Nelito teria proposto à Kayra, segundo ela narra, que abrisse mão de concorrer ao Miss Teresina, porque uma outra seria alçada ao posto. Teria chegado a dizer o senhor já septuagenário que a capital do estado era preconceituosa com negros e que já haveria um júri formado para tornar Kelly [atual miss Teresina] a vencedora, e que ela acabaria perdendo de uma forma ou de outra se insistisse em disputar. Então, que ela aceitasse ser elevada ao posto de Miss Esperantina, município com o qual tem ligação, para concorrer ao Miss Piauí. Ainda, que próximo ano, garantia ele, a Miss Teresina seria ela própria Kayra. O Miss Teresina não chegou a ocorrer este ano para supostamente evitar gastos.

OUÇA O ÁUDIO: atenção para o tempo 2:40 e 5:08
Após a gravação vir à tona, Kayra passou a ver a situação com uma outra ótica. “Sendo que agora, da forma como ele [se reporta], para mim tudo ficou claro, que o preconceito não é de Teresina. O preconceito já era dele, entendeu? É uma coisa dele. Ele era o preconceituoso”, falou, ao se dizer “chateada com tudo isso”.
Jovem, que é empresária, representou a cidade de Esperantina
Embora em dois dos cinco momentos em que a reportagem entrou em contato com Kayra, sendo uma delas pessoalmente, ela tenha dito que não se sentia afetada intimamente com isso, frisou em todas elas que sentia chateação. Ou seja, o ato não a diminua, mas a indignava.

Quando o áudio chegou ao jornalista titular do Blog Bastidores, do 180, primeiramente através de um colega profissional de imprensa de cor negra, o seu teor não chegou a ser ouvido na íntegra, e quando uma parte o foi, de imediato se achou que estaria fora da área de atuação do blog, por se tratar dos bastidores da festa envolvendo um concurso de Miss.

Mas começaram a vir avisos de que o áudio revelava muito mais do que o que parecia, com a referência, em duas ocasiões, a uma das candidatadas do Miss Piauí como “negrinha”. E isso não havia sido percebido de imediato quando da análise preliminar.

Uma conversa com Kayra, em sua residência, foi então agendada para a tarde do último sábado (17). Presente estava seu namorado, que revelou, inclusive, que Nelito Marques o teria oferecido um “agrado financeiro” para que fizesse a namorada desistir do Miss Teresina e aceitasse concorrer no Miss Piauí como Miss Esperantina.

Essas nebulosas e supostas negociações teriam decepcionado a mãe de Kayra, que chegou a pedir que a filha desistisse do Miss Piauí, já que se desenhava um concurso injusto, cheio de acordos nada republicanos, feitos às escuras. Quando da presença da reportagem na residência de Kayra, a mãe não quis se fazer presente à conversa. Pelo menos foi isso que a candidata repassou. Justificara a mãe que havia procurado alertar a filha, mas como ela tinha insistido em concorrer, naquele momento preferia não se manifestar.

Yanca Fontenele: citada em áudio
A questão, de início, já suscita alguns questionamentos. O que um evento como esse, o Miss Piauí, que se imagina, serve também para passar valores, está a cultuar na mente de mulheres, muitas em pleno processo de amadurecimento - porque uma grande parte possui ainda 20 anos de idade? Outras que sonham em participar sequer atingiram a maioridade. E quanto de hipocrisia há em um evento tão pomposo e cheio de glamour?

Em entrevistas ao 180, antes da esperada noite de desfiles e do áudio vir à tona, candidatas chegaram a declinar o que seria parte de seus sonhos no campo subjetivo. Das declarações emanadas é possível pincelar posições que rementem ao fim do preconceito e a um mundo igualitário.
A Miss Luís Correia Danielly Braga, por exemplo, chegou a dizer que sonha com um futuro onde “possamos viver em um mundo livre de qualquer forma de preconceito”. A própria Kayra Nascimento, a Miss Esperantina, disse almejar um mundo sem preconceito e com “paz entre as pessoas e nações”. A Miss Teresina, Kelly Santos, declarou que quer “ver um mundo sem desigualdade, sem guerras, com mais amor e união entre as pessoas”. A consagrada Miss Piauí 2016 Lara Lobo chegou a dizer que sonha com um mundo “sem violência, sem fome, sem abandono, sem preconceitos, sem desamor, um mundo de paz”.


A incongruência maior é que todas estão a lidar agora com um possível e claro exemplo daquilo que de público disseram ser contra, e pior, ocorrido e reproduzido no seio do evento através do qual disputavam o posto de mulher mais bonita do estado. Então, como se vangloriar com uma premiação, seja de primeira, de segunda ou de terceira colocada, quando e onde o tratamento de respeito para com a pessoa humana parece ter sido nitidamente quebrado, como um cristal a cair?


Não à toa essa reportagem foi iniciada com o caso real envolvendo o ator Marlon Brando, já falecido. Porque alguns dormem e silenciam diante do desrespeito para com o ser humano, seguem em frente. Outros não. Reagem. Então será que não passou da hora de reagir? Ao se almejar a igualdade entre todos, como muitas candidatas declinaram de público, o mais coerente seria não fingir que nada aconteceu, ainda mais levando em conta um evento de tamanha proporção em âmbito estadual. Por mais que tal ato não tenha partido delas.

Danielly Braga: única a reprovar o ato até agora
A Miss Luís Correia, Danielly Braga, foi direta ao ponto. "Eu particularmente vejo como uma discriminação não só com a Kayra, mas para com a beleza negra em geral. E como eles haviam falado várias vezes, não era só a beleza que contava nesse concurso, mas também a inteligência e Kayra é uma menina inteligentíssima e que não merece sofrer esse tipo de discriminação", desabafou.

QUANTO A NELITO, SÓ UMA NOTINHA, POR ENQUANTO...O organizador do evento Nelito Marques foi procurado pelo 180, para tratar sobre o conteúdo que consta do áudio gravado e vazado. Não respondeu aos contatos iniciais, nem retornou. Logo depois fez publicar uma nota em rede social onde diz:


“Olá pessoal! Esta semana fui surpreendido com um áudio gravado ilegalmente e manipulado por uma candidata durante algumas visitas que ela me fez acompanhada de um diretor do concurso. E esta derrotada vem tentando tirar o brilho e a lisura do concurso, decepcionando os jurados e auditores responsáveis pela contagem dos votos. Mas tudo já está sendo esclarecido na justiça e a verdade em breve surgirá. AGUARDEM”.

Pietra Aguiar: citada em áudio
Nenhum pedido de desculpas     
Nelito, a princípio, não nega ser ele a falar no áudio. Ao contrário, até confirma. Outro trecho da gravação que suscita inúmeros questionamentos é aquele em que o organizador do Miss Piauí, quando a dialogar com essa suposta candidata, diz:
“Deixa eu lhe explicar aqui para você ter uma certeza. Eu estou querendo colocar 11 jurados (...). Está certo Marinna [Lima, ex-miss Piauí]; a mulher do auditor, do Josivan, a Cláudia (...); a Cláudia Simone, uma cantora que eu convidei, ela é da Cultura; o Antônio Pedro (...); ah, a mulher do João Henrique [ex-ministro]. Têm essas cinco pessoas certas já. Eu vou botar seis pessoas. O meu filho (...), vou botar o Glauco (...); Vou colocar Anacy Pereira, certo?; Vou colocar a Ermelinda Castelo Branco, amiga da Iracema [Portella], certo?; convidei a deputada Juliana Moraes Souza, que não vai poder ir, mas vai mandar uma carta-ofício da Assembleia Legislativa indicando o ‘Chiquim’, o assessor número 1 dela. 

Você aí já tem 60 pontos. Cada um são dez. Essas seis pessoas vão estar orientadas. [Nota] seis para Yanca [Fontenele, Miss Piripiri], para Pietra [a Pietra Aguiar, Miss Castelo do Piauí], aí vai dar 7 para outra fulana de tal. Para Monsenhor Gil e Alagoinha vão dar 9, porque elas não ganham. Para não dizer que elas só deram notas baixas para as outras... Entendeu? (...) Mas desses aqui você vai ter 7, 8, que junta com esse aqui, a maioria é sua”.

COM QUEM NELITO MARQUES ESTARIA A FALAR E POR QUE O SEGREDO?
_“O esquema é esse”, afirma na gravação.
No início do áudio Nelito deixa pistas. Diz ele: “(...) e não gaste com mais besteira de jeito nenhum. Você já comprou aquele tanto de ingresso (...)”. O 180 apurou que as duas maiores torcidas dentro do Teatro 4 de Setembro eram as de Loysa Vasconcelos e Lara Lobo. Ambas teriam comprado significativas quantias de entradas para o espetáculo. Loysa ficou em quarto lugar, Lara venceu a disputa.
_Nelito, ao se posicionar. "Derrotada"?

Grandes empresas país a fora e até mesmo órgãos públicos nacionais e de estados mais desenvolvidos, quando não o tem, montam o que se chama de gabinete de crise, para lidar com fatos inesperados e que podem por a imagem dessas entidades abaixo em questão de dias, frente aos questionamentos da imprensa, que no Brasil, em âmbito nacional, é fortíssima.


Os gabinetes de crise sabem que só há duas saídas para quando algo fora do usual assim acontece e, diante de casos concretos, visam trabalhar para minimizar os estragos e especulações: primeiro, contam a verdade em sua totalidade; segundo, pedem desculpas a quem de direito. É um primeiro passo. Ao silenciar, Nelito Marques dará combustível para as especulações.


Ocorre que famílias gastaram para ver as filhas participarem desse evento. Candidatas perderam tempo nos estudos e sonharam dias com o posto. Muitos que integram a sociedade piauiense acompanharam o evento. Todos merecem explicações. Já há quem especule que o dinheiro dos ingressos não será todo destinado ao evento Outubro Rosa, como teria anunciado Nelito. E aqui, com a situação como está, já não basta ser honesto, tem que parecer honesto.


É ao tratar desse evento, o Outubro Rosa, que mais uma vez Kayra Nascimento é citada como “negrinha” na gravação. “(...) A Loysa [Vasconcelos] não pode ir para o jantar (...) O esquema é esse. Quando você tiver lá no Outubro Rosa, onde você tiver, não vá dizer com a Kayra [Nascimento] que a pessoa disse: ela está olhando porque sabia que a negrinha ali não ia ganhar”. “Com ironia?”, questiona um interlocutor. “Com ironia”, reforça Nelito Marques. Aqui, se não foi Nelito, a gravação sugere que alguém já tratava a candidata desta forma, tanto que ele veio a reproduzir tal diálogo.


No áudio é possível perceber que há Nelito; alguém a quem ele orienta, que seria uma das modelos; e um homem.


As jovens que disputaram o Miss Piauí: elas precisam saber o que ocorreu

jovens.png

Fonte: 180graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário